Chrome libera teste com múltiplas janelas simultâneas de navegação no Android

Chrome libera teste com múltiplas janelas simultâneas de navegação no Android

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Agosto de 2021 às 12h40
Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay

O Chrome para Android 12 está prestes a receber um recurso vindo direto da versão de PC: a possibilidade de separar guias em diferentes janelas. Há semanas, o repositório de código Chromium Gerrit recebe adições intituladas para a função de “múltiplas instâncias” (por lá, batizado de “multi-instance”) que, basicamente, leva ao mobile a possibilidade de ter várias janelas do navegador ao mesmo tempo.

Um recurso experimental incluído no menu chrome://flags finalmente libera a função para o usuário final, mas só nos canais de teste do Chrome — Beta, Dev ou Canary. O mecanismo permite abrir múltiplas execuções do navegador no mesmo celular e, dentro de cada uma delas, ter guias, grupos e atividades totalmente diferentes.

É como se o Chrome fosse aberto várias vezes no aparelho, então a alternância entre as janelas é feita pela “Visão Geral” do Android (ou “Recentes”, se você conhece dessa forma). Além disso, a nova função permite que o navegador divida espaço na tela com outra exibição dele mesmo, coisa que até então não era possível no Android.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As múltiplas janelas do Chrome também estão disponíveis no Android 11, mas por meio de uma gambiarra (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Ter várias janelas de um mesmo programa no computador é uma função que antecede a interface baseada em guias, então não é uma novidade totalmente inédita. No celular, porém, essa possibilidade é bem rara.

Não é exclusivo do Android 12

Felizmente, as múltiplas janelas do Chrome não devem ser exclusivas do Android 12. O Canaltech conseguiu executar a função no Chrome Canary para Android 11, mas por meio de uma gambiarra: ao executar o navegador em modo de tela dividida, o menu de contexto passa a exibir o botão “adicionar nova janela” ou “mover para a outra janela” que, ao ser selecionada, ocupa o restante do display com uma segunda instância do app.

No chrome://flags, o gerenciador de janelas é identificado como #instance-switcher, mas nada faz quando é ativado nas versões mais antigas que o Android 12 (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

No entanto, nesse cenário a ferramenta não funciona perfeitamente — sempre que você troca de app, a separação de janelas precisa ser feita de novo. Sendo assim, dá para ver que ainda há trabalho a ser feito — o que já era de se esperar, considerando que a função ainda está em período de teste.

Se você quiser conferir como a função está, a versão Canary é a melhor alternativa (embora seja mais instável). Caso ainda não esteja disponível no seu aparelho, confira na Play Store se o app está atualizado.

Fonte: XDA Developers, Chromium Gerrit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.