Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome libera teste com múltiplas janelas simultâneas de navegação no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Agosto de 2021 às 12h40

Link copiado!

Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay
Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay

O Chrome para Android 12 está prestes a receber um recurso vindo direto da versão de PC: a possibilidade de separar guias em diferentes janelas. Há semanas, o repositório de código Chromium Gerrit recebe adições intituladas para a função de “múltiplas instâncias” (por lá, batizado de “multi-instance”) que, basicamente, leva ao mobile a possibilidade de ter várias janelas do navegador ao mesmo tempo.

Um recurso experimental incluído no menu chrome://flags finalmente libera a função para o usuário final, mas só nos canais de teste do Chrome — Beta, Dev ou Canary. O mecanismo permite abrir múltiplas execuções do navegador no mesmo celular e, dentro de cada uma delas, ter guias, grupos e atividades totalmente diferentes.

É como se o Chrome fosse aberto várias vezes no aparelho, então a alternância entre as janelas é feita pela “Visão Geral” do Android (ou “Recentes”, se você conhece dessa forma). Além disso, a nova função permite que o navegador divida espaço na tela com outra exibição dele mesmo, coisa que até então não era possível no Android.

Continua após a publicidade

Ter várias janelas de um mesmo programa no computador é uma função que antecede a interface baseada em guias, então não é uma novidade totalmente inédita. No celular, porém, essa possibilidade é bem rara.

Não é exclusivo do Android 12

Felizmente, as múltiplas janelas do Chrome não devem ser exclusivas do Android 12. O Canaltech conseguiu executar a função no Chrome Canary para Android 11, mas por meio de uma gambiarra: ao executar o navegador em modo de tela dividida, o menu de contexto passa a exibir o botão “adicionar nova janela” ou “mover para a outra janela” que, ao ser selecionada, ocupa o restante do display com uma segunda instância do app.

Continua após a publicidade

No entanto, nesse cenário a ferramenta não funciona perfeitamente — sempre que você troca de app, a separação de janelas precisa ser feita de novo. Sendo assim, dá para ver que ainda há trabalho a ser feito — o que já era de se esperar, considerando que a função ainda está em período de teste.

Se você quiser conferir como a função está, a versão Canary é a melhor alternativa (embora seja mais instável). Caso ainda não esteja disponível no seu aparelho, confira na Play Store se o app está atualizado.

Fonte: XDA Developers, Chromium Gerrit