Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome prepara mais um retoque visual baseado no design Material; confira

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Agosto de 2021 às 18h20

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

A cara do Chrome é praticamente a mesma desde 2018, quando o navegador recebeu uma das maiores renovações visuais de sua história para celebrar a primeira década de existência. A linguagem gráfica Material, que ditava a interface dos ecossistemas do Google naquele período, foi o carro-chefe da atualização, mas várias pontas (telas, elementos e ícones) foram deixadas de lado no pacote.

Em uma flag disponibilizada recentemente no menu chrome://flags, o Google correu atrás do prejuízo. Um recurso experimental chamado #webui-branding-update retrabalha algumas telas do navegador para adequá-lo melhor ao padrão visual — e, de certa forma, deixá-lo mais próximo da Material You, a linguagem de design apresentada no Google I/O 2021.

Continua após a publicidade

A tela de gerenciamento de extensões, download, histórico e configurações estão incluídas na mudança. O update pouco muda a experiência com o navegador, mas deixa ícones e títulos em tamanho maior, estampa cada página com um logo do Chrome, arredonda os cantos de vários elementos e substitui o azul pela cor branca ou preta, dependendo do tema escolhido.

Por se tratar de uma mudança visual ainda exclusiva de versões de teste (no Canaltech, experimentado no Chrome Canary), ajustes ainda podem acontecer. No geral, as alterações são bem sutis e próximas atualizações podem dar novos detalhes ao conjunto, então nada está escrito em pedra até que alcance a distribuição estável do Chrome (e ainda não há previsão para isso acontecer).

Para ativar o recurso e conferir como está o resultado aí no seu computador, você deve ativar a flag#webui-branding-update em versões de teste do Chrome. Se ainda não aparece para você, confira se o seu programa está devidamente atualizado na seção "Sobre o Google Chrome", dentro de "Ajuda", no menu do canto superior direito.