Chrome prepara mais um retoque visual baseado no design Material; confira

Chrome prepara mais um retoque visual baseado no design Material; confira

Por Igor Almenara | Editado por Claudio Yuge | 20 de Agosto de 2021 às 18h20
Divulgação/Google

A cara do Chrome é praticamente a mesma desde 2018, quando o navegador recebeu uma das maiores renovações visuais de sua história para celebrar a primeira década de existência. A linguagem gráfica Material, que ditava a interface dos ecossistemas do Google naquele período, foi o carro-chefe da atualização, mas várias pontas (telas, elementos e ícones) foram deixadas de lado no pacote.

Em uma flag disponibilizada recentemente no menu chrome://flags, o Google correu atrás do prejuízo. Um recurso experimental chamado #webui-branding-update retrabalha algumas telas do navegador para adequá-lo melhor ao padrão visual — e, de certa forma, deixá-lo mais próximo da Material You, a linguagem de design apresentada no Google I/O 2021.

As modificações devem ser habilitadas no menu chrome://flags na opção #webui-branding-update (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

A tela de gerenciamento de extensões, download, histórico e configurações estão incluídas na mudança. O update pouco muda a experiência com o navegador, mas deixa ícones e títulos em tamanho maior, estampa cada página com um logo do Chrome, arredonda os cantos de vários elementos e substitui o azul pela cor branca ou preta, dependendo do tema escolhido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por se tratar de uma mudança visual ainda exclusiva de versões de teste (no Canaltech, experimentado no Chrome Canary), ajustes ainda podem acontecer. No geral, as alterações são bem sutis e próximas atualizações podem dar novos detalhes ao conjunto, então nada está escrito em pedra até que alcance a distribuição estável do Chrome (e ainda não há previsão para isso acontecer).

Para ativar o recurso e conferir como está o resultado aí no seu computador, você deve ativar a flag #webui-branding-update em versões de teste do Chrome. Se ainda não aparece para você, confira se o seu programa está devidamente atualizado na seção "Sobre o Google Chrome", dentro de "Ajuda", no menu do canto superior direito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.