Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail recebe visual adaptado para celulares dobráveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Fevereiro de 2023 às 14h40

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O Gmail recebeu uma atualização para otimizar o visual em celulares com tela dobrável. A mudança fornece ao usuário uma interface mais adequada para displays grandes e divididos, o que aprimora a experiência de uso.

O app passou a exibir dois painéis distintos: na esquerda fica o menu com os e-mails, enquanto na direita fica o conteúdo para leitura. Dá para comparar o visual como um livro aberto, como se houvesse uma separação de páginas.

O botão de escrever mensagens novas fica flutuante na tela, na parte esquerda. Tocar ali abrirá o campo para redação do seu conteúdo na parte direita, sem abandonar a visualização da caixa de entrada.

Continua após a publicidade

Novos atalhos para o Gmail

Na parte de baixo, onde fica a barra de ferramentas, os botões ficam espaçados e maiores para facilitar a alternância. A novidade é a inclusão do Chat e Spaces na interface, que agora ficam somados ao Meet e ao correio eletrônico propriamente dito.

Estes elementos são comuns no Gmail para desktop, mas não estavam presentes no aplicativo para Android, com exceção do Meet. Então, a atualização deixa os celulares dobráveis com uma experiência mais próxima aos PCs.

Continua após a publicidade

Nem todos os aparelhos com tela dobrável serão contemplados, somente aqueles com display estilo livro. O Motorola Razr e o Galaxy Flip, por exemplo, possuem uma disposição na vertical e provavelmente serão incompatíveis com o modelo proposto pelo Gmail.

Foco nos celulares e tablets dobráveis

A mudança é mais um incentivo do Google na popularização dos dispositivos dobráveis. Infelizmente, nem todos os apps se preocupam em oferecer uma experiência diferenciada, o que talvez explique o baixo apelo parte dos usuários.

A empresa também lançou uma versão exclusiva do seu sistema operacional, chamado Android 12L, para incorporar as novidades. O sucessor Android 13 nem precisou disso, porque já veio adaptado de fábrica com o suporte para tablets e celulares dobráveis.

Continua após a publicidade

Na semana passada, o Gmail liberou a edição de contatos a partir da barra lateral. É possível adicionar, alterar ou excluir usuários como fariam normalmente na página dedicada do app Contatos.