Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail aposenta de vez visual antigo para focar apenas no Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2022 às 14h32

Link copiado!

Guadalupe Carniel/Captura de tela
Guadalupe Carniel/Captura de tela

O Gmail com visual baseado na Material You passou a ser distribuído para todos e se tornou permanente. Com liberação em andamento desde o início do ano, a interface repaginada do cliente de e-mail do Google abraça o design característico do ecossistema da empresa, com cantos arredondados, diferenciação de elementos usando cores e a mesma personalização de sempre, com opções de temas e fontes disponíveis ao gosto do usuário.

“A partir deste mês, essa interface do usuário se tornará a experiência padrão do Gmail, sem a opção de voltar à ‘visualização original’”, alertou o Google em comunicado. “Com a nova IU, os usuários ainda podem alterar o tema do Gmail, a fonte da caixa de entrada e muito mais por meio das configurações rápidas”, complementou.

Continua após a publicidade

A nova interface do Gmail também traz melhorias na integração do cliente e os demais serviços do Google: à esquerda, uma coluna destaca atalhos para o Chat, o Spaces e o Meet, ferramentas de comunicação da empresa. A seção também pode ser personalizada com atalhos de aplicativos que o usuário achar mais útil, permitindo tornar a navegação mais ágil no dia a dia (ou também ocultá-la por completo, caso a considere desnecessária).

As opções de personalização com temas e fontes ainda estão disponíveis no Gmail. O usuário pode escolher a cor que irá compor o cliente, ativar o modo escuro na web e outros ajustes a partir do menu "Configurações Rápidas", acessível no ícone de engrenagem do canto superior direito. As opções avançadas do e-mail continuam no botão "Ver todas as configurações".

Mudança permanente

Até então, o usuário podia retroagir a mudança do visual do Gmail para continuar usando a interface antiga. Porém, a partir deste mês, isso não será mais possível, mesmo se a nova IU não agradar.

Continua após a publicidade

A distribuição da novidade acontecerá pelos próximos 15 dias a partir de terça (8). A mudança acontecerá em todos os planos do Google (Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Enterprise Fundamentals, Education Plus, Frontline, Nonprofits e G Suite Basic e Business legados), exceto Google Workspace Essentials.

Por se tratar de uma mudança em versão web, não é necessário baixar nada para conferir a novidade — e é provável que ela já esteja habilitada para você.