Publicidade

Gmail para Web vai melhorar resultados de pesquisa com IA contextual

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Novembro de 2022 às 15h49

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Gmail fez um novo ajuste no mecanismo de pesquisa interno para otimizar a exibição de resultados na versão web. O gerenciador de e-mails deve ser mais certeiro a partir de agora na hora de exibir as mensagens procuradas, considerando a atividade de pesquisa e os arquivos abertos recentemente além da palavra-chave.

Ao fazer uma consulta, a barra de pesquisa exibe as opções prováveis conforme o uso recorrente identificado pela IA. Isso significa que se você interage bastante com um colega de trabalho, enviando ou recebendo e-mails diariamente, o serviço deve exibir mais resultados contendo arquivos ou palavras-chave no corpo relacionadas ao termo buscado.

Outra melhoria é a sugestão de resultados mais contextuais, relacionados à chamada "correspondência de intenção". Esse sistema tenta acertar o que o usuário deseja mesmo que a pesquisa esteja ruim ou com palavras escritas de maneira errada.

Continua após a publicidade

Se você quer encontrar o e-mail de um remetente chamado Matheus (com a letra H) e pesquisa por Mateus, a busca deve mostrar as mensagens deste último. Além disso, as sugestões serão ordenadas para corresponder às consultas de contato com nomes e endereço de e-mail, em vez de considerar sobrenomes.

O serviço já tinha passado por uma melhoria similar que afetou apenas o aplicativo para celulares em julho. Todos esses ajustes são inspirados em novos modelos de aprendizado de máquina que já eram usados na Pesquisa do Google, mas que somente agora foram adaptados para o Gmail.

Compartilhar arquivos no chat do Meet facilmente

Continua após a publicidade

O chat do Google Meet agora vai facilitar o compartilhamento de arquivos por ali quando você estiver em uma videoconferência. Em vez de mandar um link para sites externos, os organizadores e administradores da sala poderão enviar arquivos diretamente do Docs, Planilhas ou Apresentações para as conversas.

A opção chamada "Compartilhar arquivo no bate-papo da reunião" aparecerá quando você tocar no ícone de voz, localizado na parte superior de qualquer um dos três aplicativos mencionados. Esse recurso permitirá escolher quais usuários terão acesso ao arquivo compartilhado, com a possibilidade de definir para todos, selecionar individualmente ou liberar o download apenas para os admins.

Para a opção surgir, o usuário precisará usar o Meet no navegador e deverá estar com uma videochamada aberta no momento. Se ambas as condições não forem cumpridas, o ícone de onda sonora não aparecerá na barra superior.

Continua após a publicidade

Tanto a melhoria do Gmail quanto a integração do Meet com os apps do Google devem chegar para todos gradualmente nas próximas semanas. Não há uma data definida nem será preciso baixar nada, pois a alteração ocorrerá no lado do servidor.