Publicidade

Firefox chega à versão 92 e foco nas conexões seguras é seu principal trunfo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Setembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla liberou nesta terça-feira (7) a versão 92 do Firefox com poucas adições impactantes. O destaque fica por conta da melhoria nas conexões HTTPS, embora também tenha havido alterações nos níveis de cores de gama para reprodução de vídeos. A questão do HTTPS já havia sido antecipada pelo Canaltech: trata-se da mensagem de alerta quando é efetuado um download de site sem o protocolo de segurança.

Os menus da barra de favoritos, onde ficam as pastas e a caixa flutuante, agora passam a estar alinhados ao visual "Proton", que chegou na versão 89. Esse novo design também afeta as caixas de diálogo com erros de certificado, que apresentam interface mais limpa e cores mais discretas. Usuários do macOS podem acessar as opções de compartilhamento nativas do sistema operacional no menu Arquivo do Firefox.

Continua após a publicidade

Entre as correções de bugs está o reparo de uma falha em que uma guia com alerta aberto poderia afetar o desempenho das demais no mesmo processo do Firefox. Também foi otimizada a reprodução dos leitores de tela e outras ferramentas de acessibilidade, que tinham problemas quando combinados com o Mozilla Thunderbird.

Se você já usa o Firefox, pode baixar a atualização simplesmente com o clique no menu de três riscos e selecionar a opção Ajuda > Sobre o Firefox. Caso seja a primeira vez que vai experimentar o programa, pode fazer o download direto na página da Mozilla: há versões para Windows, macOS, Linux e Android.

Firefox 93 beta também chegou hoje

O Firefox 93 beta também foi lançado para testadores inscritos no canal. O navegador de código aberto também apresentou poucas novidades e focou em pequenas alterações em vez de reformular tudo. Entre as adições está o suporte ao novo formato de imagem AVIF, baseado no codec de vídeo AV1, mais moderno e livre de royalties.

Continua após a publicidade

Esse formato deveria ter chegado na versão 92, mas devido a problemas precisou ser adiado e agora está em testes. Segundo a Mozilla, o AVIF oferece uma significativa redução na largura de banda exigida dos sites em comparação com formatos existentes, além de transparências e outros recursos avançados.

O navegador também aprimorou o gerenciamento de memória: quando ela está baixa, o Firefox no Windows descarregará automaticamente algumas guias com base na hora do último acesso, consumo de RAM e outros atributos. A ideia é reduzir travamentos ocasionados por falta de memória — se a pessoa mudar para uma guia descarregada ela será automaticamente reaberta de onde foi interrompida a navegação.

Fonte: Mozilla [1] [2]