Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 92 terá importante restrição a sites considerados inseguros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2021 às 09h52

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla trabalha em uma atualização para o próximo Firefox 92 que bloqueará downloads em conexões inseguras. O simples fato de a página não usar o HTTPS como protocolo padrão será suficiente para impedir a transferência, sem qualquer análise do conteúdo. Caberá ao usuário escolher um dos dois botões para liberar ou remover o arquivo.

Ao tentar baixar um arquivo nessa situação, um alerta será exibido para informar sobre o potencial risco. “O arquivo pode ter sido corrompido ou adulterado durante o processo de download. Você pode pesquisar uma fonte de download alternativa ou tentar novamente mais tarde”, ressalta o comunicado. Apesar disso, há um botão para dar permissão para que a transferência aconteça.

Continua após a publicidade

Esta novidade virá como um recurso padrão do Firefox 92, ainda não lançado. Não está claro se haverá uma opção para desativá-lo, mas essa costuma ser uma prática comum da Mozilla. Embora seja uma função voltada para a segurança do usuário, é impossível generalizar e dizer que todo arquivo transferido de uma conexão insegura seja danoso ao computador.

Por enquanto, só está disponível apenas na versão beta do Firefox. Mesmo nela, é preciso seguir os seguintes passos para ligar ou desligar o recurso:

Passo 1: Digite na barra de endereços: about:config
Passo 2: Clique em “Aceitar o risco e continuar”

Continua após a publicidade

Passo 3: Digite “insecure” na caixa de pesquisa e altere o resultado "dom.block_download_insecure" para True para habilitar.
Passo 4: Se quiser desabilitar, é só alternar o valor para False para impedir o Firefox de bloquear downloads inseguros.

O ambiente digital é um lugar perigoso, razão pela qual os navegadores tem aumentado gradualmente seus requisitos de segurança. Mesmo assim, muitos golpes e malwares conseguem burlar essas restrições por se valerem da boa intenção ou da falta de malícia do usuário. A dica é tomar cuidado sempre, checando a origem do site e o apontamento dos links.

Fonte: TechDowns