Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge e Firefox travam disputa ferrenha no mercado de navegadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Setembro de 2021 às 11h41

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Microsoft Edge e o Mozilla Firefox marcam mais um capítulo na competição pela terceira posição no ranking de navegadores mais usados do mundo. Os rivais, que há meses alternam no pódio, registraram domínio de mercado praticamente igual na contagem do mês de agosto.

Na contagem do site StatCounter, o Microsoft Edge aparece em terceiro lugar com 3,57% do mercado, mas na sua sombra está o Firefox, com 3,55%. A diferença é tão pequena que dá para considerar um empate desta vez.

Continua após a publicidade

Desde que o Microsoft Edge foi renovado com o motor de código aberto do Google, o Chromium, a disputa entre ele e o Firefox apertou. As novidades colocaram o navegador da MS com nível semelhante ao do Chrome, sempre com recursos de ponta, estabilidade e muita versatilidade, coisa que sua versão anterior não conseguia entregar.

Naturalmente, o Edge se tornou parte nativa do Windows 10 e passou a embarcar todos os computadores no momento da instalação — por atualização ou inicialização de um novo PC. Assim como serviu o Internet Explorer anos atrás, o programa da Microsoft é um canal bem rápido para baixar outros navegadores.

Contudo, a Microsoft quer que o usuário se mantenha com o navegador da casa — e ela não esconde essa vontade. De forma recorrente, usuários que colocarem outro app como padrão darão de cara com apelos da companhia para experimentar o Edge. Além disso, nas prévias do Windows 11, o processo de substituição de navegador está bem mais complicado.

Como está o Chrome nessa história?

Continua após a publicidade

Lá no topo, o Chrome descansa sem qualquer preocupação. De julho para agosto, o navegador do Google até encarou uma queda — de 65,12% para 64,94% —, mas nada além das oscilações normais que não chegam perto de ameaçar sua liderança.

Em segundo lugar está novamente o Safari, que continua com um domínio de mercado estável, também passando apenas por pequenas oscilações. Tanto no caso da Apple quanto no do Google, a presença nativa dos navegadores em smartphones, tablets e computadores favorece sua posição — afinal, para quê trocar de app se ele já está bom, não é?

Por enquanto, paira o suspense para qual navegador assumirá a terceira posição. Quais são seus palpites? Acha que o Microsoft Edge continuará na vantagem? Comente abaixo.

Continua após a publicidade

Fonte: StatCounter