Comunidades do WhatsApp não chegarão ao Brasil antes de 2023
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
As Comunidades do WhatsApp não vão chegar ao Brasil antes de 2023, revelou nesta sexta (26) a coluna Painel S.A., da Folha de São Paulo. A decisão, que deve ser oficializada nesta sexta-feira (26) contraria a hipótese de que os "supergrupos" do Zap chegassem ao país logo após as eleições. Atualmente, os o recurso já é testado no app em outras regiões.
- WhatsApp vai permitir ficar "invisível" também no Desktop
- WhatsApp pode copiar Telegram e exibir fotos de usuários nos chats em grupos
"Enquanto estamos progredindo, não temos a expectativa de lançar Comunidades no Brasil antes de 2023", informou o WhatsApp à FSP. A informação atual não é necessariamente uma surpresa, uma vez que o WhatsApp havia sinalizado que a funcionalidade demoraria a ser liberada no país. A diferença agora é a confirmação de que usuários brasileiros realmente ficarão de fora da novidade pelo menos até a virada do ano.
As chamadas “Comunidades” do WhatsApp seriam como enormes grupos do app. Dentro delas, administradores poderiam criar subgrupos com interesses específicos, contar com milhares de membros e aproveitar mecanismos de gerenciamento avançados, como disparos de mensagens para todos os canais.
Condições favoráveis para desinformação
Naturalmente, dada a atual situação delicada com a disseminação de desinformação acerca do processo eleitoral, a adição das Comunidades chamou a atenção de entidades brasileiras, que logo se manifestaram contra a implementação do recurso em larga escala antes de 2023.
Uma das autoridades nacionais que se manifestaram contra a novidade foi o Ministério Público Federal, que prefere que o recurso seja liberado no país somente após a posse dos novos senadores, deputados e presidente da república.
Fonte: Folha de São Paulo