Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp começa a liberar criação de Comunidades, mas há um porém

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Agosto de 2022 às 19h52

Link copiado!

Daria Nepriakhina/Unsplash. Montagem: Canaltech
Daria Nepriakhina/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp começou a liberar a capacidade de criar Comunidades para testadores beta no Android, porém de modo limitado. Alguns usuários da versão 2.22.19.3 relataram conseguir criar e reunir grupos em um só local.

Um print de tela mostra o funcionamento: um ícone de três bonequinhos surge no canto superior esquerdo da tela, ao lado dos chats. Antes da atualização, este local possuía um ícone de câmera, usado para facilitar o acesso aos stories.

Continua após a publicidade

Se a aba estiver disponível, você poderá criar uma Comunidade com até 10 grupos. Essas "salas de bate-papo" são chamadas subgrupos e terão suporte para até 512 participantes, muito mais que os atuais. Cada integrante da comunidade poderá escolher em qual subgrupo deseja participar, conforme suas preferências pessoais, sem precisar sair necessariamente de uma comunidade.

Os administradores terão poderes para desativar uma comunidade, o que afetará todos os usuários. Eles também poderão criar ou excluir subgrupos à vontade. Já os integrantes vão interagir normalmente como fariam nos chats em grupos, inclusive com uma opção de denúncia se a comunidade violar os termos de serviço do WhatsApp.

Recursos interessantes das Comunidades do WhatsApp

Outra novidade é um recurso que possibilita o envio de mensagens em massa para as comunidades pelos admins. Os alertas serão automaticamente configurados pelo app assim que uma comunidade for criada e servirá como um quadro de avisos para informar sobre eventos, ações ou links úteis. Ele ficará sempre visível para todos os membros da comunidade e poderá ser editado pelos administradores.

Continua após a publicidade

Segundo o site WABetaInfo, que descobriu o recurso com exclusividade, é impossível ocultar números de telefone nos subgrupos de comunidade. Este recurso já está em desenvolvimento e pode ser incluído em uma futura versão do mensageiro, porém ainda sem data prevista. A adição traria um pouco mais de privacidade para quem não deseja ter seu contato exposto diante desconhecidos, principalmente em comunidades públicas.

As comunidades são um dos recursos mais esperados do WhatsApp, porque permitirão reunir vários grupos dentro de um só local, como ocorre no Telegram. A ideia é facilitar o gerenciamento e permitir que as pessoas possam navegar por salas temáticas, como se estivessem em um imenso bate-papo. Será possível ingressar com links de convite ou com a adição manual de algum administrador.

Comunidades do WhatsApp sem previsão no Brasil

Continua após a publicidade

Instalar a versão 2.22.19.3 beta do WhatsApp para Android não é garantia de acesso ao recurso das Comunidades. Aparentemente, a novidade está relacionada às contas, do lado do servidor, portanto o jeito é torcer para ser um dos sortudos na próxima atualização.

Não há previsão de quando as Comunidades do WhatsApp serão lançadas no Brasil. Representantes do mensageiro se comprometeram com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministério Público Federal (MPF) a adiar a chegada para evitar o abuso durante o período eleitoral. É provável que a novidade só desembarque no segundo trimestre 2023, mas poderia ser depois disso.

Recentemente, o WhatsApp recebeu uma opção relacionada às Comunidades, porém ainda não estava funcional. A tela “Configurações do grupo” daria aos donos do chat o poder de controlar quem pode entrar na conversa. Há cerca de duas semanas, o programa estendeu o prazo máximo para apagar uma mensagem para até dois dias e meio (ou seja, 60 horas a partir do envio).

Fonte: WABetaInfo