Publicidade

Como liberar espaço no celular sem desinstalar apps

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/ Jonas Leupe/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Jonas Leupe/Unsplash)

Liberar espaço no celular pode ser uma tarefa desafiadora para alguns usuários, principalmente se isso envolver a exclusão de aplicativos. É sempre bom fazer uma limpa de tempos em tempos na memória interna do dispositivo, mas não é obrigatório apagar tudo de uma vez.

Por que devo liberar espaço no celular?

Um celular com pouco espaço de armazenamento interno pode apresentar problemas de desempenho, como lentidão para tirar fotos, acessar aplicativos e utilizar serviços. Além disso, o sistema operacional pode deixar de instalar atualizações importantes de segurança e performance.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A boa notícia é que você pode conseguir um espacinho extra sem desinstalar apps, mesmo aqueles que você não costuma usar com frequência. A seguir, conheça sete dicas para liberar espaço no celular mantendo programas e ferramentas favoritos no seu aparelho Android ou iPhone (iOS).

1. Apague mensagens do WhatsApp

O WhatsApp ajuda a manter contato com as pessoas, mas as mensagens podem ocupar bastante espaço no armazenamento do dispositivo. É uma boa ideia buscar e apagar conversas antigas para liberar espaço interno do celular sem apagar outros apps.

Para apagar uma mensagem no WhatsApp, abra a plataforma no celular ou computador, encontre a conversa que deseja apagar, toque e segure sobre a mensagem e selecione o ícone de lixeira para excluir definitivamente o conteúdo e conseguir mais espaço na memória do celular.

Outra dica importante é apagar os arquivos de mídia acumulados no mensageiro — vídeos, fotos e documentos. Dessa forma, é possível ganhar bastante espaço interno, principalmente se você faz o download de mídia frequentemente.

2. Coloque suas fotos e arquivos na nuvem

Os serviços de armazenamento na nuvem estão aí para não sobrecarregar a memória interna do celular. Como os arquivos ficam salvos fora desse armazenamento físico, você obtém mais espaço para guardar itens que realmente importam.

Continua após a publicidade

Tanto Android quanto iPhone oferecem recursos nativos de backup de arquivos, mas você também encontra essa função em alguns aplicativos. Telegram e WhatsApp, por exemplo, oferecem backup para fotos, vídeos e mensagens. Basta checar essa opção nas configurações de cada app.

3. Faça uma geral na galeria de fotos

É comum deixar a galeria de fotos acumular uma infinidade de arquivos que podem ocupar espaço indesejado no celular, ainda mais porque esses itens precisam ser excluídos manualmente. Por isso, o ideal é você reservar um tempo e mandar para lixeira as fotos, os vídeos e as outras mídias que você não queira manter na galeria do dispositivo.

4. Limpe o cache de aplicativos

Continua após a publicidade

O cache do celular é útil para carregar arquivos mais rapidamente e acelerar o sistema, uma vez que os itens ficam pré-salvos na memória do dispositivo. Entretanto, o espaço ocupado pelos arquivos do cache é bastante significativo. Tente fazer uma limpeza na memória cache a cada duas semanas para liberar espaço. A dica vale para Android e iPhone.

5. Desative atualizações automáticas

Por padrão, a App Store e a Google Play Store atualizam os aplicativos de forma automática. Felizmente, tem como mudar isso alterando os ajustes em cada sistema operacional. Dessa forma, os apps não recebem updates automaticamente e por consequência deixam ocupar espaço de armazenamento no celular.

Continua após a publicidade

6. Exclua arquivos duplicados

Outra situação que pode comprometer o espaço interno do seu aparelho são os arquivos duplicados na galeria de fotos. Não é um caso atípico salvar o mesmo item sem perceber, em especial se você tem o hábito de tirar muitas fotos. Em casos assim, você pode usar funções nativas no Android e iPhone, ou aplicativos de terceiros, para encontrar e excluir arquivos duplicados.

7. Use um cartão microSD

Usuários de alguns aparelhos Android têm a vantagem de aumentar a capacidade interna do celular por meio de cartões microSD — uma característica que não existe no iPhone. Com isso, em vez de manter aplicativos e outros arquivos na memória do dispositivo, você pode movê-los para o cartão externo e liberar espaço no celular.

Continua após a publicidade

8. Desinstale aplicativos sem apagar os dados

Um dos recursos mais práticos do iPhone para economizar espaço é desinstalar aplicativos sem excluir totalmente os seus dados. Assim, é possível manter informações de login, senha e documentos sem manter o app acumulado no iOS. Se precisar utilizá-lo, é só fazer o download dele na App Store e os dados e informações antigos estão disponíveis automaticamente.

9. Modifique a resolução de gravação de vídeo

Se você costuma gravar vídeos com o seu celular, uma maneira simples de economizar espaço é diminuir a resolução da gravação. Caso não precise gravar em 4K a 60 FPS, pode ir para 1080p a 60 FPS sem comprometer a qualidade da filmagem.

Continua após a publicidade

Para configurar esse recurso é bastante simples: no iPhone, basta abrir o app Ajustes e acessar o menu “Câmera”; no Android, a depender do modelo, você pode encontrar essa função pelo app de Câmera ou pelo Configurações.