Como fazer backup e restaurar arquivos no Android?

Provavelmente você já ouviu falar em backup, uma prática simples que pode evitar a dor de cabeça de perder os arquivos do seu smartphone. O procedimento é necessário para que você mantenha uma cópia de mensagens, fotos, vídeos, dados e aplicativos salvos em outro local, como nuvem, cartão SD ou pendrive, para não correr riscos desnecessários de ficar sem os arquivos.

Existem diversas maneiras de fazer o backup do seu Android. A mais fácil é através do próprio sistema da Google, que disponibiliza aos usuários a opção de manter uma cópia dos dados protegida. Confira:

Passo 1: Acesse as configurações do Android.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Passo 2: Selecione a opção "Geral" ou "Nuvem e contas" (o título varia de acordo com o aparelho).

Passo 3: Clique em "Fazer backup e restaurar" ou "Fazer backup e redefinir".

Passo 4: Na nova tela, você poderá personalizar o backup e a restauração dos dados utilizando a sua conta do Google. A recomendação é que você deixe o backup automático ativado.

Pronto. A cópia de contatos, aplicativos e até mesmo senhas Wi-Fi estará feita na conta do Google registrada no aparelho.

Aplicativos de backup e restauração

Caso você não queira utilizar o backup nativo do Android, a Play Store conta com diversos aplicativos de mesma funcionalidade. Confira alguns dos melhores:

Helium

O Helium permite que você faça o backup de seus dados e aplicativos, salvando-o em cartão SD ou na nuvem. O aplicativo também é capaz de sincronizar dados de apps a partir de outros dispositivos Android.

App Backup Restore Transfer

Para quem quer fazer backup e restaurar apps do Android, o App Backup Restore Transfer pode ser uma boa pedida. Além de permitir backup em lote, o app restaura as aplicações do cartão SD, faz a desinstalação de apps, realiza backup automático dos apps no momento da instalação e disponibiliza o uso do armazenamento do aparelho para o usuário.

Super Restauração de Backup

Outra possibilidade entre os aplicativos de backup e restauração é o Super Restauração de Backup. A ferramenta permite que o usuário faça o backup de aplicativos, contatos, SMS, chamadas e calendário para o cartão SD, Google Drive ou Gmail. Também é possível programar backups automáticos nas configurações do programa.

Tem outras dicas de aplicativos para fazer backup? Deixe as suas sugestões nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.