Como apagar um app do iPhone sem excluir os seus dados

Como apagar um app do iPhone sem excluir os seus dados

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 23 de Março de 2021 às 21h40
Foto: Rob Hampson (Unsplash)

É muito comum sofrer com o armazenamento cheio do iPhone, quem nunca? Seja o seu iPhone de 64, 128 ou 256 GB, a falta de espaço no aparelho é uma chateação comum que une grande parte dos usuários da maçã.

Mas você conhece algum dos recursos que a Apple oferece no próprio iOS para recuperar um pouco do espaço de armazenamento do seu aparelho? Como, por exemplo, apagar apps sem excluir seus dados - como login, senha, documentos e informações pessoais.

Ao usar esta funcionalidade, para abrir e utilizar o aplicativo, basta que você o baixe novamente da App Store - os seus dados e informações pessoais serão mantidos a salvo e já estarão disponíveis assim que você baixá-lo de volta ao seu aparelho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

E não se preocupe: você não precisará ir até à loja de apps e procurá-lo novamente, ele permanecerá com o ícone na sua tela inicial e/ou na biblioteca de aplicativos.

Entenda como funciona este recurso e descubra como apagar apps do iPhone sem excluir dados e documentos pessoais:

Passo 1: nos "Ajustes" do seu iPhone, clique em "Geral".

Vá em Ajustes > Geral. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: entre em "Armazenamento do iPhone".

Clique para ver o armazenamento do seu iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: você vai ver as informações de armazenamento separado por aplicativo, por ordem de qual aplicativo está ocupando mais espaço no seu dispositivo, e quanto está ocupando.

Os aplicativos estarão listados em ordem de qual ocupa mais espaço no seu aparelho. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: encontre algum app que você deseja apagar sem perder os dados.

Selecione qual app deseja desinstalar sem perder os dados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: ao entrar no aplicativo, clique em "Desinstalar App". Desta forma, o app não terá os dados perdidos - como documentos e informações pessoais já cadastradas nele.

Clique para desinstalá-lo - não para apagá-lo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: uma janela de confirmação vai se abrir para que você confirme a desinstalação.

Confirme a desinstalação. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: ao retornar para a lista de aplicativos, você vai notar um símbolo de nuvem logo ao lado do nome do app. Esta nuvem simboliza que o aplicativo não está mais instalado no momento no seu iPhone - ou seja, conforme mencionado, para ser aberto e utilizado, é preciso baixá-lo novamente da App Store -, mas seus dados pessoais e documentos estão mantidos a salvo no celular, e estarão disponíveis assim que o app for baixado novamente.

A nuvem ao lado do nome do app simboliza que ele precisa ser baixado novamente para ser utilizado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: na tela inicial do seu iPhone, você também verá o símbolo de nuvem ao lado do nome de todos os aplicativos que estão desinstalados, mas com dados e documentos mantidos.

Todos os apps do seu celular que estiverem desinstalados, mas com dados salvos, terão o símbolo da nuvem ao lado do nome. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.