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Como ganhar dinheiro no YouTube | 10 dicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Setembro de 2023 às 14h55

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Koldunov/Envato
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Tudo sobre YouTube

Há como ganhar dinheiro no YouTube de diversas maneiras sem necessariamente ser um Felipe Neto ou um Porta dos Fundos da vida: qualquer canal de pequeno porte tem plenas condições de fazer um bom dinheiro se aderir a ferramentas de monetização, criar um conteúdo atrativo e convencer seus seguidores a dar uma contribuição — além de outras táticas que o Canaltech explica logo abaixo.

10 dicas para lucrar com o YouTube

É possível ganhar dinheiro no YouTube usando ferramentas nativas de monetização da própria plataforma e aderindo a estratégias para fazer trocados “por fora” (mas sem ilicitudes, obviamente). Confira as melhores dicas para gerar receita com vídeos no site:

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Monetize o seu canal

Provavelmente essa é a dica mais básica da lista: quem quiser dar o primeiro passo rumo ao lucro com vídeos no YouTube deve ativar a monetização do seu canal. Isso pode ser feito aderindo ao Programa de Parcerias do YouTube (YPP) — que concede acesso a ferramentas dedicadas à geração de receitas com conteúdo.

Além disso, a plataforma tem algumas exigências para que um canal possa integrar o programa. Confira se o seu canal corresponde aos requisitos:

  • Contabilizar ao menos quatro mil horas de conteúdo assistido no período de um ano;
  • Contar com mil inscritos ou mais;
  • Compartilhar conteúdo original;
  • Ter a autenticação de dois fatores ativa em sua conta;
  • Não ter nenhum aviso de violação de diretrizes da comunidade ativo;
  • Ser maior de idade;
  • Possuir uma conta no Google Adsense.
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O YouTube remunera seus parceiros a cada mil visualizações, algo que é chamado de CPM (“Custo Por Mil”) e gira em torno de US$ 0,25 a US$ 4,50. Convertendo para valores em reais, é possível faturar de R$ 1.00 a 19,00 por CPM — variando conforme atualizações e novas regras do site.

Ganhe receita do YouTube Premium

Assim que você cumprir os requisitos para ingressar no YPP e ser totalmente aceito no programa, seu canal passa a ser beneficiário da receita gerada pelo YouTube Premium. Isso é possível porque a mensalidade paga pelos assinantes tem uma porcentagem revertida para os criadores de conteúdo — como uma forma de incentivo.

Esse tipo de pagamento não é algo que você precise habilitar em um menu: a adesão à participação de lucros do YouTube Premium acontece de forma totalmente automática. Aliás, vale explicar que esse plano tem diferenças com o YouTube Music.

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Compartilhe links de afiliados

Ao compartilhar links de afiliados, você pode lucrar com pequenas comissões a cada venda ou conversão gerada a partir de um endereço divulgado no seu canal.

Esse tipo de link costuma redirecionar para produtos e serviços que você aborda no vídeo. Além disso, os endereços trazem um código que identifica sua página como a origem, gerando uma comissão a cada venda convertida.

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Crie um clube de membros

Você pode optar pela criação de um programa de membros no seu canal. No melhor estilo OnlyFans, esse espaço reservado permite que você cobre por assinaturas mensais e conceda acesso a conteúdos exclusivos ou disponibilizados previamente por lá, antes de irem para a aba geral.

Além disso, quem vira membro de um canal no YouTube tem direito a usar emojis, ter o nome exibido em destaque em comentários de lives e até mesmo a assistir a transmissões ao vivo exclusivas para membros.

Compartilhe anúncios em seus vídeos

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Uma boa forma de fazer um dinheirinho a mais no YouTube é através da exibição de anúncios em seus conteúdos — onde parte da receita paga pelas empresas é direcionada para você. Mas se vale um conselho, é preciso tomar cuidado com o tipo de publicidade compartilhada, para não impactar negativamente na credibilidade do seu canal.

Já no quesito técnico, o YouTube atua como uma espécie de intermediador entre os criadores e as marcas, possibilitando parcerias de divulgação de produtos e serviços específicos para o nicho do seu canal.

Divulgação de produtos

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Você pode aproveitar a capilaridade do seu nível de influência sobre o público-alvo para lançar a sua própria linha de produtos, como canecas, camisetas, brinquedos, acessórios e tudo que estiver ao seu alcance para ser comercializado.

Outra dica é criar parcerias com outras empresas para fazer divulgação de produtos e ganhar comissão em cima das vendas. Como dito anteriormente, cuidado com o que é divulgado para o seu público e deixe muito claro que determinado merchant se trata de publicidade paga.

Facilite o acesso à sua chave Pix

O Pix facilita consideravelmente o processo de doações para o seu canal, então a dica nesse sentido é dar alta visibilidade a sua chave em todos os lugares que puder. Você pode, por exemplo, inserir QR Codes nos vídeos, inserir a chave na descrição do conteúdo e na home do canal, compartilhar o link no comentário fixado e onde mais puder inseri-lo.

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Confira um guia completo do Canaltech ensinando tudo sobre o Pix.

Use o Shorts do YouTube

O recurso rival do TikTok e do Reels também é um grande aliado para lucrar no YouTube: você pode criar vídeos de até 60 segundos no Shorts e faturar com anúncios, publicidade, dinheiro pago pela própria plataforma e outros meios de monetização.

O formato não força o uso de som e deve ser gravado essencialmente na vertical. Se interessar, aprenda como criar conteúdo nesse estilo.

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Aposte em formatos de sucesso

Existem formatos de vídeo no YouTube perfeitos para arrecadar dinheiro, dado o nível de engajamento do público. Nesse sentido, aposte em:

  • Videologs: faça vídeos dando opinião sobre coisas, falando sobre os casos e acasos da sua vida, levantando assuntos do momentos e temas que sejam do interesse do seu público;
  • Games: você pode fazer transmissões ao vivo jogando algum título do momento ou postando gameplays gravados — o que vale é pegar em um joystick e fazer bonito para o seu público;
  • Tutoriais: se você for muito bom em alguma coisa, procure ensiná-la para o seu público fazendo tutoriais com boas imagens, linguagem cativante, explicações fáceis de entender e tópicos objetivos (evite enrolações).

Faça lives e use os recursos de monetização

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As lives do YouTube merecem uma menção à parte, pois permitem que você incentive o seu público a usar as ferramentas de doação — muito utilizada por canais de todos os tamanhos. Conheça a função de cada recurso:

  • Super Chat: os espectadores pagam para que suas mensagens fiquem em destaque na live;
  • Super Sticker: funciona da mesma maneira do Super Chat, mas com adesivos divertidos da plataforma;
  • Valeu Demais: espécie de “gorjeta” que mostra uma animação quando alguém faz um pagamento.

Agora que você foi apresentado a essas ferramentas, é hora de aprender como criar um canal e fazer lives no YouTube para fazer aquele “pé de meia” e deixar seus boletos em dia.

Fonte: Youtube