O que é OnlyFans? O que deveria ser e o que se tornou
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes | •
O OnlyFans, que em português significa “apenas fãs” (em tradução literal), é uma plataforma de destaque quando o assunto é monetizar conteúdo. A rede social permite vender e criar planos de assinatura para acessar posts exclusivos de um criador, que pode receber gorjetas e criar uma linha de comunicação direta com os fãs que são assinantes. Contudo, é comum associar o aplicativo a nudez e "conteúdo adulto".
O que é OnlyFans?
O OnlyFans é uma rede social que permite conectar fãs (dispostos a pagar) e criadores (interessados em receber) a partir da publicação de conteúdos exclusivos. Os perfis podem criar uma assinatura com pagamento mensal (em dólar) ou cobrar gorjetas e valores adicionais para liberar o acesso a um material específico como pacotes de fotos e vídeos temáticos.
A história do OnlyFans
O OnlyFans surgiu em 2016, em Londres, com foco nos influenciadores e na monetização de conteúdos exclusivos. Porém, boa parte do sucesso não se restringiu a esse público. Como não existem limitações de conteúdo, a plataforma ganhou popularidade no segmento do entretenimento adulto como uma forma de vender fotos e vídeos de nudez ou sensuais.
Em 2021, a rede social tentou desvencilhar-se da relação com o entretenimento adulto e proibiu publicações com conteúdo sexualmente explícito, alegando problemas com plataformas de pagamento, que se recusaram a operar nessas condições.
Após repercussão negativa na comunidade, a empresa voltou atrás e não aplicou essas restrições de conteúdo. Mas, nem tudo são nudes... Além desse segmento, a plataforma também funciona como um espaço para músicos, artistas visuais e outros criadores de conteúdo que vendem pacotes incluindo ingressos com acesso exclusivo, autógrafos e muito mais.
O dono do OnlyFans
Leonid Radvinsky é o bilionário ucraniano atualmente dono do OnlyFans. A aquisição aconteceu em 2018. A plataforma foi fundada dois anos antes por Guy e Tim Stokely (pai e filho). Leo Radvinsky, como também é conhecido, já foi dono do site MyFreeCams, rede de transmissões ao vivo para adultos, além de ter fundado a Cybertania, que também oferecia conteúdo adulto desde 1990.
Conforme dados da plataforma, o OnlyFans possui mais de 150 milhões de usuários cadastrado e 1,5 milhões de criadores de conteúdo. A pandemia causada pela Covid-19 e os períodos de isolamento social ajudaram a impulsionar o seguimento, com um crescimento que saltou de 10 milhões de usuários em 2019 para 100 milhões em 2021 -- em franca expansão.
Como se cadastrar no OnlyFans
Para começar a monetizar no OnlyFans, é necessário atualizar a sua conta para uma de criador de conteúdo na plataforma. A criação de um perfil é gratuita, mas exige que a pessoa tenha mais de 18 anos de idade e um método de pagamento.
Veja mais dicas nos links abaixo:
Para começar a vender conteúdos na plataforma, é necessário enviar um documento de identificação e uma foto para verificar o seu perfil. Em seguida, o usuário já pode cadastrar uma conta bancária e determinar um preço de assinatura.
No OnlyFans, os valores de assinatura variam entre US$ 4,99 a US$ 50, e 80% dos ganhos são enviados diretamente para a conta do criador de conteúdo, enquanto 20% são retidos pela plataforma como taxa de manutenção do serviço.
Existem diversas formas de publicar o seu conteúdo na rede social. É possível oferecer um post único, com valor definido ou com espaço para gorjetas. A plataforma também permite vender pacotes extras com fotos e vídeos. Há, também, espaço para conversar com assinantes por mensagem direta e chance de receber gorjetas, encomendas e até pedidos especiais.
OnlyFans no celular
A notícia ruim é que não existe um aplicativo do OnlyFans para celulares -- provavelmente, por causa da política das lojas de aplicativos sobre conteúdo adulto. Para o site, é necessário abrir o navegador e conferir a versão mobile da plataforma.
O OnlyFans até conta com um app oficial que se chama OFTV (onlyfans.com/OFTV) no Android e no iOS (iPhone). No entanto, essa alternativa oferece somente conteúdo relacionado a temas gerais, como saúde, entretenimento, música, podcasts e comédia — sem apresentar os materiais exclusivos e de conteúdo adulto que fazem sucesso na rede social.
Formas de pagamento do OnlyFans
Para adquirir uma assinatura na plataforma, você precisa de um cartão de crédito ou débito com suporte para compras internacionais, incluindo algumas modalidades de cartão pré-pago. Como os valores são disponibilizados em dólar, os pagamentos feitos no OnlyFans no Brasil (mesmo para contas locais) também podem incluir a cobrança de IOF na fatura.
Fonte: OnlyFans