Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um PIX?

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Novembro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix se tornou o principal meio de transferir dinheiro nos últimos anos. Sua praticidade, rapidez e a isenção de taxas (na maioria das transações), fizeram sua adesão explodir entre os brasileiros. Se você ainda não tem uma chave cadastrada, confira nesta matéria especial do Canaltech, tudo que você precisa saber antes de criar o seu Pix.

Caso esteja se perguntando “mas que raios é um Pix?”, a gente te explica! O Pix é um meio de pagamento digital instantâneo, em que o dinheiro pode ser transferido de uma conta para outra em poucos segundos, sem limitação de horário ou dia da semana. A ferramenta ainda pode ser utilizada para pagar contas e até mesmo impostos.

Confira mais informações sobre o Pix e como cadastrar uma chave, a seguir;

Continua após a publicidade

Como cadastrar o PIX

Para utilizar o Pix, é preciso ter uma conta-corrente, poupança ou conta salário. A chave pix é um código que guarda as informações da sua conta, de onde o dinheiro sairá ou será depositado. Ela pode ter os seguintes formatos: CPF/CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória (que será gerada automaticamente sem a necessidade de informar seus dados pessoais), além do QR Code estático ou dinâmico.

É possível cadastrar a sua chave Pix pelo aplicativo do seu banco, pelo site da instituição (internet banking), ou diretamente na agência onde você tem conta. A pessoa física tem direito a cadastrar até cinco chaves Pix na sua conta, incluindo contas de bancos diferentes. Para pessoas jurídicas o máximo é de 20 chaves.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que aplicativos de pagamento, como PicPay, também permitem o registro de chaves Pix.

Como fazer uma transferência com o Pix

Para realizar um Pix, siga os passos abaixo:

  • No aplicativo do seu banco, acesse o menu Pix;
  • Serão oferecidas algumas opções, como “Pagar com QR Code”, “Pix Copia e Cola” ou “Chave-Pix”;
  • Escolha a opção desejada, insira os dados necessários, cheque as informações da transferência e siga para o pagamento.
Continua após a publicidade

O Pix tem taxa?

Diferentemente dos meios de pagamento como TED e DOC, o Pix não possui limite de transações e nem cobra tarifas, sendo um serviço gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI). As cobranças de taxas se configuram em casos de atividade comercial, como:

  • Receber de mais de 30 Pix mensais por meio de QR Code estático, podendo ser utilizado mais de uma vez, chave Pix ou inserção manual de dados;
  • Receber qualquer valor via QR Code dinâmico, em casos de automação comercial;
  • Transferências de dinheiro entre pessoas jurídicas, seja a empresa pagando ou recebendo o Pix.

Vale ressaltar, porém, que as tarifas podem ser definidas livremente pelos bancos.

Continua após a publicidade

Fonte: Uol