Como monetizar o seu canal do YouTube | Guia Prático
Por Felipe Freitas • Editado por Bruno Salutes | •
Descobrir como monetizar o seu canal do YouTube é o próximo passo para criadores de conteúdo que querem se tornar parceiros da plataforma. Como parceiro do YouTube, seu canal será elegível para gerar receita em lives e vídeos, ou seja, você pode começar a ganhar dinheiro criando conteúdo. No entanto, existem alguns requisitos que os criadores precisam seguir. Confira nas próximas linhas!
- 6 dicas para youtubers iniciantes | Guia Prático
- Como copiar links do YouTube em trechos específicos do vídeo
Como funciona o Programa de parceiros do YouTube
Para se tornar parceiro e ganhar dinheiro criando vídeos no YouTube, primeiro é essencial estar de acordo com as políticas de monetização de canais. Lá a plataforma mostra quais critérios são analisados pelo YouTube para liberar a monetização:
- Tema principal;
- Vídeos mais assistidos;
- Vídeos mais recentes;
- Maior proporção de tempo de exibição;
- Metadados dos vídeos (incluindo títulos, miniaturas e descrições).
Essa avaliação é realizada para verificar se seus conteúdos correspondem as políticas do YouTube, afinal, a plataforma não oferece monetização para spams, práticas enganosas e conteúdo sensível. Você pode conferir mais detalhes sobre as políticas de comunidade clicando aqui.
Requisitos para ativar a monetização no seu canal
Você pode enviar uma solicitação de monetização para análise através do painel de criador do YouTube Studio (Web). Para isso, basta acessar a aba “Monetização” e clicar em “Enviar solicitação de análise”. Seu canal ficará elegível para análise quando ele atingir esses requisitos:
- ter mil inscritos;
- ter 4 mil horas de exibição pública (somando o total dos seus vídeos);
- ter a autenticação de dois fatores ativa em sua conta;
- não ter nenhum aviso das diretrizes da comunidade ativo.
Quais são os métodos de monetização do YouTube?
Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com o programa de parcerias do YouTube. Esses são os principais métodos de monetização que você pode receber por produzir conteúdos:
- Receita de publicidade: nessa modalidade você recebe dinheiro através de anúncios exibidos em vídeo;
- Clubes de canais: essa função permite que seus inscritos se tornem membros através de uma assinatura mensal para apoiar a criação de conteúdo em troca de benefícios especiais oferecidos por você;
- Super Chat e Super Stickers: nessa modalidade os fãs podem mandar contribuições e mensagens que ficam em destaque no chat das suas transmissões ao vivo;
- Estante de produtos do canal: também é possível adicionar lojas e produtos oficiais do seu canal, essa opção fica disponível nas suas páginas de exibição para direcionar os inscritos;
- Receita do YouTube Premium: os criadores recebem uma parte da taxa de assinatura de um usuário Premium quando eles assistem seus conteúdos.
Como ativar a monetização em vídeos do seu canal
Com a solicitação aprovada, você só precisa vincular seu canal do YouTube ao Google AdSense (Web). Essa plataforma, é um painel onde todo o lucro que você consegue com o YouTube é transferido. Nesse painel, você pode cadastrar um banco que faça a conversão do valor em dólar para receber a receita gerada pelo seu conteúdo.
Fundo de recompensa do YouTube Shorts
Também temos uma novidade: a fim de incentivar os criadores a usarem a nova ferramenta YouTube Shorts, a plataforma criou um fundo de recompensa que distribuirá dinheiro para criadores que estão publicando vídeos curtos originais, criativos e incríveis para a comunidade. Você pode conferir mais detalhes clicando aqui.
Com essas dicas fica mais fácil de começar a monetizar seu canal no YouTube. Afinal, além de criar vídeos sobre o que você gosta, também é ótimo ganhar dinheiro criando conteúdo na plataforma. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos.