Como fazer uma reclamação no Mercado Livre

Como fazer uma reclamação no Mercado Livre

Por André Lourenti Magalhães | 05 de Janeiro de 2021 às 14h00
André Magalhães/Canaltech

O Mercado Livre (Android | iOS | Web) é uma das principais plataformas de e-commerce no país, conectando uma grande quantidade de lojas e vendedores de diferentes segmentos. Se você passou por algum problema durante uma compra, a própria plataforma permite realizar uma reclamação para análise.

Para contestar algum produto ou pagamento, é preciso que a compra tenha sido feita há, no máximo, dois meses. O Mercado Livre disponibiliza opções para devolver ou trocar produtos, além de canais de contato por telefone, WhatsApp e pelo próprio app. O procedimento abaixo foi feito pelo aplicativo para celulares, mas pode também ser realizado na versão para navegadores. Veja como criar uma reclamação!

Mercado Livre: como fazer uma reclamação

Passo 1: acesse a aba "Compras" no Mercado Livre. No site, pode ser acessada no menu superior. Pelo app, é encontrada ao abrir o menu lateral;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Abra seu histórico de compras (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, selecione a respectiva compra para fazer a reclamação. No computador, selecione o ícone de três pontos e escolha "Preciso de ajuda";

Escolha o produto (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: na tela com os detalhes do pedido, selecione "Ajuda com a compra";

Abra a aba de ajuda (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: no campo seguinte, escolha se procura ajuda com o produto ou com o pagamento;

Selecione a origem da reclamação (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: a plataforma informará algumas opções disponíveis para acionar o suporte. Escolha a mais relacionada com o motivo de sua reclamação;

Toque no motivo da reclamação (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 6: no caso dos produtos, há uma tela para escolher entre devolver ou trocar a sua compra;

Opções de trocas e devolução estão presentes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 7: após avançar na escolha do motivo da reclamação, o Mercado Livre oferece algumas opções de contato. São elas: e-mail, WhatsApp e ligação telefônica. Escolha a de sua preferência;

Escolha um dos formatos disponíveis (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Após selecionar o canal, siga as instruções do Mercado Livre para informar sua reclamação. É importante ter detalhes do pedido e fotos, caso haja discordância entre o produto entregue e o conteúdo anunciado.

Você já precisou fazer uma reclamação na plataforma? Comente sua experiência!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.