Como fazer uma reclamação no Mercado Livre
Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 05 de Janeiro de 2021 às 14h00
O Mercado Livre (Android | iOS | Web) é uma das principais plataformas de e-commerce no país, conectando uma grande quantidade de lojas e vendedores de diferentes segmentos. Se você passou por algum problema durante uma compra, a própria plataforma permite realizar uma reclamação para análise.
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Para contestar algum produto ou pagamento, é preciso que a compra tenha sido feita há, no máximo, dois meses. O Mercado Livre disponibiliza opções para devolver ou trocar produtos, além de canais de contato por telefone, WhatsApp e pelo próprio app. O procedimento abaixo foi feito pelo aplicativo para celulares, mas pode também ser realizado na versão para navegadores. Veja como criar uma reclamação!
Mercado Livre: como fazer uma reclamação
Passo 1: acesse a aba "Compras" no Mercado Livre. No site, pode ser acessada no menu superior. Pelo app, é encontrada ao abrir o menu lateral;
Passo 2: em seguida, selecione a respectiva compra para fazer a reclamação. No computador, selecione o ícone de três pontos e escolha "Preciso de ajuda";
Passo 3: na tela com os detalhes do pedido, selecione "Ajuda com a compra";
Passo 4: no campo seguinte, escolha se procura ajuda com o produto ou com o pagamento;
Passo 5: a plataforma informará algumas opções disponíveis para acionar o suporte. Escolha a mais relacionada com o motivo de sua reclamação;
Passo 6: no caso dos produtos, há uma tela para escolher entre devolver ou trocar a sua compra;
Passo 7: após avançar na escolha do motivo da reclamação, o Mercado Livre oferece algumas opções de contato. São elas: e-mail, WhatsApp e ligação telefônica. Escolha a de sua preferência;
Após selecionar o canal, siga as instruções do Mercado Livre para informar sua reclamação. É importante ter detalhes do pedido e fotos, caso haja discordância entre o produto entregue e o conteúdo anunciado.
Você já precisou fazer uma reclamação na plataforma? Comente sua experiência!