Como usar o WhatsApp Business | Guia Prático

Como usar o WhatsApp Business | Guia Prático

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Janeiro de 2022 às 08h55
Divulgação/WhatsApp

WhatsApp Business é a versão do popular mensageiro voltada para empresas, com foco especial nas de pequeno e médio porte. A ideia é que, ao usá-lo, os donos de negócios possam se comunicar mais facilmente com os clientes.

O aplicativo ainda permite a criação de uma vitrine para exibição de produtos, aplicar rótulos para organizar contatos ou conversas, programar mensagens automáticas, entre outros recursos. O Canaltech preparou um guia prático de como usar o WhatsApp Business, além de destacar as funções que não estão disponíveis no WhatsApp tradicional.

O que é e como funciona o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita criada pelo próprio WhatsApp e que pode ser usada no Android, iPhone (iOS) ou navegador web. É um aplicativo separado do app clássico do mensageiro, sendo que as contas usadas em cada serviço não se misturam.

A diferença, como sugere o nome em inglês, é que o WhatsApp Business é inteiramente voltado para negócios, mais especificamente em micro e pequenas empresas que visam facilitar a interação com o público. Por conta disso, o número de funcionalidades é maior e melhor organizado, uma vez que um dos objetivos da ferramenta é otimizar seu uso.

Como funciona o WhatsApp Business: ferramenta traz recursos comerciais para pequenas empresas (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Quais as diferenças entre WhatsApp e WhatsApp Business

Olhando à primeira vista, os dois aplicativos aparentam ser idênticos. A interface é a mesma no WhatsApp convencional e no WhatsApp Business, com a lista de contatos mais recentes aparecendo na primeira página. As conversas, visualmente falando, também não são muito diferentes, e do lado do cliente é como se ele estivesse conversando com algum usuário.

Entretanto, é só no WhatsApp Business que o dono do negócio tem acesso a inúmeros recursos de comunicação entre sua empresa e o público. Um dos mais conhecidos são as respostas automáticas, que disparam uma mensagem pré-configurada sempre que o cliente entrar em contato com a companhia pela primeira vez.

Outra distinção é que alguns perfis do WhatsApp Business podem ter um selo de verificação bem ao lado do nome da conta, indicando que se trata de um perfil comercial. O administrador ainda pode inserir mais informações, como endereço, ramo de atuação, site e e-mail, o que ajuda a aumentar a autenticidade da conta de negócios.

Como baixar o WhatsApp Business

O aplicativo do WhatsApp Business pode ser baixado no Android ou iPhone (iOS). Para ajudar a diferenciar do WhatsApp tradicional, há um “B" na versão Business, então não tem como errar.

  1. Abra a Google Play Store ou App Store;

  2. Procure por “whatsapp business” (sem aspas);

  3. Toque em “Instalar” (Android) ou “Obter" (iPhone);

  4. Aguarde a conclusão do download e abra o aplicativo. Ele ficará como “WA Business” no celular.

Como usar o WhatsApp Business

A configuração inicial do WhatsApp Business é bem parecida ao que você encontra no WhatsApp “doméstico”. Você informa um número de celular, valida o número por meio de um código enviado por SMS e pronto. Depois, basta personalizar seu perfil.

Contudo, fique atento ao celular digitado no momento do cadastro. Se esse número já estiver vinculado no seu WhatsApp pessoal, todas as suas conversas serão transferidas para o WhatsApp Business. Inclusive, as outras pessoas serão avisadas que você trocou de uma conta pessoal para comercial.

É possível usar os dois aplicativos, WhatsApp e WhatsApp Business, em um mesmo celular. Porém, você precisa ter dois números de telefone diferentes, pois não é permitido vincular um mesmo número em ambos os apps ao mesmo tempo.

Recursos do WhatsApp Business

Todas as funcionalidades do WhatsApp Business são gratuitas, o que significa que a empresa que controla o aplicativo não cobra nada a mais dos micro e pequenos negócios para usar a ferramenta comercial. Veja a seguir os principais recursos da plataforma.

Perfil comercial

O perfil empresarial do WhatsApp Business permite incluir muito mais informações do que uma conta do WhatsApp tradicional. Isso inclui o nome da sua empresa, horários de funcionamento, endereço (físico e/ou virtual), segmento de atuação e uma breve descrição do que se trata seu negócio. Quanto mais atualizados estiverem esses dados, melhor para os clientes.

Perfil comercial no WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Respostas rápidas

Sabe quando você pergunta alguma coisa no chat online de uma empresa e a resposta vem no mesmo instante? Essa também é uma função do WhatsApp Business, que pode configurar respostas rápidas para perguntas comuns feitas pelos clientes. É só criar uma resposta rápida nas configurações da sua conta e usar o comando “/“ para escolher qual enviar.

Respostas rápidas no WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Mensagens automáticas

Ainda no quesito mensagens, o WhatsApp Business tem um outro recurso parecido com as respostas rápidas, mas que funciona mais como um bot automatizado. São as mensagens automáticas enviadas assim que um cliente envia uma palavra ou frase específicas, ativando o texto pré-definido.

Pode ser uma mensagem de boas-vindas, preços dos produtos, formas de pagamento ou um aviso de ausência. Se quiser, também adicione emojis nas suas mensagens, assim diminui a sensação que o público está falando com um robô.

Rótulos (etiquetas)

Por lidar com um número maior de pessoas, uma das funções do WhatsApp Business pensadas na organização do aplicativo são os Rótulos. Também chamados de Etiquetas, eles servem para você catalogar as conversas de acordo com suas preferências. Por exemplo, você pode listar as mensagens de acordo com o status da negociação ou prioridade do atendimento.

O próprio WhatsApp Business facilita esse trabalho e disponibiliza alguns rótulos padrões. Contudo, você pode personalizar as etiquetas da forma que quiser.

Recurso de rótulos (etiquetas) no WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Catálogo de produtos

Para evitar que o cliente acesse links externos, você também pode criar um catálogo de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa que fica disponível direto no WhatsApp Business. Os produtos podem ter descrição e preço, e tudo pode ser compartilhado com o público pelo botão de enviar arquivos.

Catálogo de produtos no WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Link curto

Como o próprio nome sugere, um link curto no WhatsApp Business tem por objetivo facilitar o contato entre os clientes e sua empresa pelo aplicativo de mensagens. O link é gerado automaticamente assim que você cria um perfil comercial na plataforma. Dessa forma, você pode compartilhar um link para que as pessoas iniciem uma conversa direta no app.

Função de link curto no WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Lista de transmissão

Você também pode enviar uma mensagem para várias pessoas simultaneamente no WhatsApp Business através de uma lista de transmissão. O recurso pode ajudar em casos que você queira fazer a divulgação de ofertas e promoções, ou sobre a chegada de novos produtos.

No entanto, essa função precisa ser usada com muita cautela, já que o aplicativo consegue detectar spams que possam estar atrapalhando os demais usuários.

Estatísticas

Por fim, o WhatsApp Business fornece estatísticas e análises sobre o alcance e engajamento do seu negócio com os clientes. Mais especificamente, é possível visualizar quantas mensagens foram enviadas pelo seu perfil e quantas delas foram entregues e lidas pelos usuários.

Dúvidas sobre o WhatsApp Business

A seguir, veja algumas dúvidas comuns sobre o WhatsApp Business.

Posso usar um telefone fixo no WhatsApp Business?

Sim. No momento em que você estiver fazendo sua inscrição no aplicativo e chegar na tela de validação do número de telefone, selecione a opção de ligação em vez de envio de SMS. Nesse momento, informe o telefone fixo.

Como consigo o selo de verificado do WhatsApp Business?

Todas as contas no WhatsApp Business trazem a etiqueta “Conta comercial” no perfil. Por outro lado, somente marcas mais conhecidas possuem um selo verde de verificado ao lado do nome do perfil na plataforma. Além disso, o WhatsApp não informa quais os critérios para verificar uma conta comercial.

Posso usar o WhatsApp Business na web?

Sim. Mas alguns recursos, como as etiquetas, estatísticas ou modificar respostas rápidas e mensagens automáticas, só estão disponíveis no aplicativo de celular.

Fonte: WhatsApp (1, 2, 3)

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