Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ChatGPT testa filtros para respostas mais precisas e refinadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2023 às 16h49

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O ChatGPT testa um recurso para oferecer respostas mais direcionadas e melhorias nas interações. Esses ajustes seriam liberados inicialmente apenas para assinantes do ChatGPT Plus, como parte das vantagens do plano pago.

Um vídeo foi compartilhado pelo entusiasta de inteligência artificial Rowan Cheung em seu perfil no Twitter. As imagens revelam novas maneiras de restringir as entradas de texto para o chatbot gerar conteúdos focados.

É possível notar um menu suspenso na interface com comandos simples como esclarecer algo, expandir a resposta ou apresentar exemplos. Há também opções para encurtar, expandir ou explicar melhor algum tópico.

Continua após a publicidade

Isso pode funcionar como um filtro para o usuário e uma contextualização para o ChatGPT. Às vezes, a explicação pode não ter ficado clara e pedir um exemplo facilitaria a compreensão.

A filtragem restringiria o potencial da IA GPT-4, pensada para oferecer respostas completas e executar tarefas criativas avançadas. Por outro lado, ninguém será obrigado a usar o recurso, então dá para manter as interações da ferramenta sem a filtragem.

ChatGPT precisa melhorar

A OpenAI sabe da necessidade de otimizar o seu produto, que hoje é apenas uma caixa de texto vazia para as pessoas digitarem. Se a companhia quiser se manter relevante, precisará trazer mais recursos para brigar com os concorrentes.

Esse tipo de ferramenta avançada está em fase de testes no Bing Chat há algum tempo. Por lá, a Microsoft decidiu usar apenas três estilos — equilibrado, criativo e amplificado —, mas entregou mais possibilidades com o Copilot e os Insights. Além disso, há o Bing Image Creator que oferece a criação de artes a partir de texto.

Rivais de outras companhias, como o Chatsonic, oferecem opções para gerar textos conforme o objetivo. Se a pessoa marcar o tom de comediante de stand-up, por exemplo, terá respostas mais divertidas do que um coach motivacional.

Até agora, não há informações se os novos menus suspensos serão um recurso permanente do ChatGPT Plus — ou se é apenas algo momentâneo testado. O visual ainda está bem simplista, o que indica ser algo em estágio inicial de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Fato é que as IAs estão em um momento delicado, sob pressão de uma pausa demandada por grandes nomes do mercado. Nesta semana, pesquisadores, empresários e acadêmicos juntaram-se em um grande movimento para pedir a interrupção da “corrida das IAs” até o estabelecimento de padrões de segurança compartilhados.