Bing com ChatGPT vai exibir mais anúncios
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O chatbot do Bing com ChatGPT vai começar a exibir mais publicidade nas conversas. Numa publicação feita nesta quarta-feira (29) no blog oficial da Microsoft, o vice-presidente corporativo da Microsoft, Yusuf Mehdim, anunciou que a empresa "estuda colocar propaganda na experiência de chat".
- Copilot | IA da Microsoft vai criar textos, planilhas e slides para você
- Microsoft trabalha em rival com IA para o ChromeOS
Em entrevista para o site The Verge, a diretora de comunicações da Microsoft, Caitlin Roulston, confirmou a informação. "Sim, os anúncios serão exibidos no novo Bing, especificamente no chat (como acontece nos resultados de pesquisa tradicionais)", pontuou a executiva.
Atualmente, o chatbot do Bing está em período experimental (embora qualquer usuário possa testá-lo), portanto é possível que exista "alguma variabilidade" em como os anúncios serão exibidos no momento. "Ainda estamos explorando novas oportunidades para experiências de anúncios e compartilharemos mais ao longo do tempo", complementou Roulston.
Alguns usuários já conseguiram flagrar os novos anúncios. No seguinte tuíte, é possível ver a publicidade inserida no meio da resposta da inteligência artificial — há a tag "Ad" ao lado do nome do produto que, se clicado, leva o usuário à oferta.
Desde fevereiro, esse modelo de publicidade já havia sido revelado pela Microsoft. Uma reportagem do site Reuters revelou que, numa reunião com agências, a companhia pensava em adicionar links pagos entre as respostas do chatbot.
Anúncios já existiam antes
Não é sempre que o chatbot do Bing exibe publicidade, porém, quando se usa a plataforma. Mas vale lembrar que o Bing Chat apresenta anúncios desde que foi lançado, mas até agora era algo mais velado. Como mostra o site Search Engine Roudtable, prévias de links anexados às respostas podiam, por vezes, exibir páginas patrocinadas em separado, parecido com o que acontece na busca tradicional.
Até onde vai a publicidade do Bing?
Quanto à adição de publicidade no chatbot, ainda resta a pergunta: até onde vai a publicidade no Bing? Mostrar ofertas de produtos em questões simples é algo previsível, mas o chatbot é capaz de entregar bem mais do que isso.
Publicidade podia ser inserida em outras solicitações, considerando potenciais interesses do usuário. Se é solicitada a criação de uma função em programação, por exemplo, o chatbot poderia recomendar cursos online relacionados a linguagem escolhida.
Além disso, não se sabe também se o Bing se tornará mais inclinado a entregar respostas que tenham anúncios. Se isso acontecer, o chatbot poderia virar apenas um veículo para exibir publicidade de forma mais natural — seria como ter um vendedor falando com você diretamente.
Fonte: The Verge, Reuters, Search Engine Roundtable