Programador faz ChatGPT rodar em computador de 1984
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Um programador descobriu uma maneira de rodar o ChatGPT em um computador de 1984. Para isso, ele criou um programa compatível com o DOS, sistema operacional da época, e fez a integração da API da tecnologia GPT para rodar no PC antigo.
- Elon Musk e especialistas pedem que desenvolvimento de IAs seja suspenso
- Zoom vai usar GPT-4 para resumir reunião a quem chegar atrasado
Yeo Kheng Meng mora em Cingapura e se define como um entusiasta da retrocomputação. Ele disponibilizou o código do seu feito no repositório GitHub para qualquer interessado em refazer seus passos.
Em um vídeo postado no YouTube, Meng mostra uma conversa com o ChatGPT em um IBM datado de 1984. A tela amarela com o fundo preto revela a antiga interface usada nos PCs daquele período.
O funcionamento é idêntico ao ChatGPT acessível pelo navegador, respeitadas as devidas diferenças óbvias entre a operação. Você digita o que deseja no prompt, dá Enter e a IA responde com as informações tradicionais do modelo.
ChatGPT no DOS
O uso do DOS foi ainda mais desafiador porque o sistema não tem suporte nativo à conexão com a internet nem poder de processamento suficiente. O jeito foi improvisar usando sua própria experiência e algumas integrações.
O desenvolvedor usou o compilador Open Watcom C/C++ para construir um programa e a tecnologia MTCP para fazer a ponte de comunicação com a web. Essa complexa mistura deu certo após muitas tentativas e erros.
O processo mais complicado, no entanto, foi a parte de encriptação dos dados. Como o ChatGPT funciona mediante login de conta, as informações precisam trafegar de modo protegido, algo que nenhum PC dos anos 80 fazia.
O criador usou uma técnica parecida com a empregada anteriormente no Slack — fez a ferramenta rodar em um Windows 3.1 no ano passado. Foi necessário usar um computador moderno como intermédio de comunicação para este repassar as informações de modo aberto para o IBM antigo.
Parece que as pessoas buscam formas cada vez mais criativas de utilizar a IA generativa da OpenAI. Um usuário conseguiu recriar o game Pong usando apenas comandos de texto e com a programação feita pelo ChatGPT em poucos minutos. A ferramenta já pode até ser usada para transcrever prontuários médicos durante consultas.