Publicidade

Celular Seguro RJ e Celular Seguro são a mesma coisa? Entenda diferença dos apps

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Emanuele Almeida/Canaltech
André Magalhães/Emanuele Almeida/Canaltech

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o aplicativo Celular Seguro RJ nesta semana e isso pode gerar uma certa confusão com nomes. Afinal, já existe um app de âmbito nacional chamado Celular Seguro — mas cada ferramenta tem funções diferentes.

Afinal, qual é a diferença entre os apps?

Ambos envolvem aparelhos móveis em casos de furto ou roubo, mas a solução do Rio de Janeiro é mais voltada para consultar dados sobre os itens, enquanto o app do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) traz soluções mais assertivas para bloquear os celulares.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Existem, ainda, outras semelhanças além do nome, como versões para Android e iOS e uso da conta Gov.br para acesso. A seguir, o Canaltech traz as diferenças:

Celular Seguro

Desenvolvido pela unidade de Serviço e Informações do Brasil, o Celular Seguro vale em todo o território nacional e traz soluções para bloquear o aplicativo em caso de perda ou roubo

Diante de uma situação do tipo, a pessoa pode emitir um alerta pelo app (usando o celular de outra pessoa) e bloquear linha telefônica, aplicativos de bancos ou o aparelho inteiro a partir do IMEI. Além disso, há uma opção para consultar o histórico de um modelo e descobrir se já foi roubado anteriormente.

Celular Seguro RJ

O Celular Seguro RJ é uma solução estadual do Rio de Janeiro revelada em julho de 2025 (ainda que possa ser usada por qualquer pessoa no Brasil) com dados atualizados da Polícia Civil do estado e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A ferramenta permite identificar se um celular tem alguma restrição (como histórico de roubo) a partir do número do IMEI. Além disso, tem um espaço para cadastrar os próprios celulares e receber informações em casos de furto ou roubo.

Continua após a publicidade

Qual app usar em cada situação?

O Celular Seguro também traz recursos para ver o histórico do número IMEI de um aparelho — portanto, vale a pena ser usado por pessoas em todo o Brasil como uma camada adicional de segurança. Contudo, através da solução do MJSP, você pode solicitar o bloqueio do aparelho, linha e contas bancárias

Já o Celular Seguro RJ faz sentido para quem mora no estado do Rio de Janeiro, já que os dados são atualizados pela força policial local, mas não tem os mecanismos de bloqueio do aparelho à distância. O app é indicado, principalmente, ao adquirir um dispositivo novo, especialmente se for um produto usado.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: como funciona o app Celular Seguro