Como desativar a conta do WhatsApp | Roubo ou perda do celular
Por Kris Gaiato • Editado por Guadalupe Carniel |
Se você não sabe como desativar a sua conta do WhatsApp, pode estar correndo um sério risco de segurança. Em caso de roubo ou perda de celular, é preciso agir rápido para evitar o vazamento de dados importantes.
- 6 passos prioritários que você deve seguir ao ter seu celular roubado
- Como bloquear o chip da sua operadora? Tim, Vivo, Claro, Nextel e Oi
Para ajudar os usuários desesperados, o próprio mensageiro indicou o que fazer nesse cenário. Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro passo não é acionar o suporte do WhatsApp. Antes de qualquer coisa, solicite o bloqueio do seu chip na operadora responsável. Garanta também que o número seja transferido para um novo cartão.
Com o bloqueio, os processos de verificação do aplicativo de mensagens ficarão impedidos, já que o número não receberá SMS ou ligações telefônicas. Essa ação, porém, não é suficiente para desativar a conta do WhatsApp (Android | iOS | Web l Desktop).
Se você nunca realizou esse processo, aqui vão os números de bloqueio das principais operadoras:
- Vivo: *8486 e 105 (ou pelo chat do site Meu Vivo);
- TIM: *144 e através de um telefone fixo para 1056 (ou pelo site da TIM);
- Claro: 1052 (ou pelo site Minha Claro);
- OI: 1057 (ou pelo site Minha Oi).
Sem acesso ao celular, você terá que enviar um e-mail para o suporte da plataforma. É importante que, no corpo da mensagem, sejam inseridas todas as informações necessárias para um rápido atendimento.
1. Para começar, abra o seu e-mail e crie uma nova mensagem que deve ser enviada para o endereço “support@whatsapp.com” (sem aspas). No campo “Assunto”, insira a frase “Perdido/roubado: desative a minha conta”;
2. Abaixo, no corpo do e-mail, repita a frase e acrescente o seu número de telefone no formato internacional completo. Para tanto, digite o "+" na frente do código do país, depois o DDD e o número do telefone. No caso de São Paulo, por exemplo, ficaria "+ 55 11 9XXXXXXXX". Aqui, o código do país é 55 e, o DDD, 11.
Após o envio, a conta não será desativada imediatamente. O WhatsApp dá um prazo de 30 dias para completar o processo. Assim, o usuário ganha tempo para recuperar a linha telefônica e reativar o a conta em um novo celular.