Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bloco de Notas ganha suporte a emojis e mais novidades no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Fevereiro de 2022 às 13h08

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Bloco de Notas foi um dos softwares repaginados para o Windows 11 e passou por uma atualização recente junto com o sistema operacional. O update recente do Windows trouxe novos recursos para o editor de textos, como a possibilidade de inserir emojis entre as palavras.

Agora, o usuário pode utilizar qualquer uma dos desenhos compatíveis com o Windows nos textos escritos no Bloco de Notas. Essa é um importante passo para um app que sempre prezou pela leveza e simplicidade, com a adição de um toque mais visual para a redação.

Continua após a publicidade

Ao pressionar a tecla Windows + . (tecla ponto final), o programa exibirá o menu de emoji, no qual você pode selecionar as reações, animais, sinais, objetos e o que mais quiser para o documento. Embora a janela de seleção também mostre GIFs, eles ainda não são compatíveis com o Bloco de Notas.

O novo mecanismo RichEdit é o que permite que recursos como emojis apareçam, mas ele também abre as portas para outras coisas interessantes no futuro, como recursos de programação e arquivos da web. Certamente, a Microsoft quer dar uma destinação mais utilitária para seu programa além do uso para anotações rápidas ou listas de afazeres.

Um clássico reformulado

A última mudança do Notepad havia sido em 2006, quando houve uma repaginação visual para adequá-lo ao padrão do Windows Vista. No Windows 11, contudo, o programa oferece suporte ao modo escuro, visual mais moderno alinhado ao sistema e menu redesenhado para a escolha de fontes diferentes.

Continua após a publicidade

O engenheiro de software da Microsoft Murray Sargent trouxe mais detalhes sobre as mudanças em um post no blog oficial da gigante do software. Por lá, ele explicou o quão difícil foi migrar a linguagem antiga do Bloco de Notas para um mecanismo tão moderno quanto o Windows 11.

Todas essas mudanças estavam em fase de testes desde o ano passado, mas só chegaram em definitivo com a grande atualização de recursos de fevereiro, que também trouxe a capacidade de rodar aplicativos Android no Windows. Outro programa clássico submetido ao "banho de loja" da Microsoft foi o tocador de músicas e vídeos Media Player.

Fonte: Microsoft