As 5 notícias mais quentes sobre web, redes sociais e apps da semana (01/10)
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Nesta semana tumultuada, muitas das novidades podem ter passado sem você perceber. Não precisa sair correndo atrás das notícias, pois o resumo semanal do Canaltech apresenta os principais destaques dos últimos dias — ao menos, quando o assunto é web, redes sociais e aplicativos.
- Twitter começa a exibir vídeos em formato igual ao TikTok
- Aplicativo deixa o Windows 11 com o visual do Windows XP
A estrela da semana foi o Google, que apresentou uma série de ferramentas novas do buscador mais famoso do mundo durante o evento Google Search On. As novidades foram várias e, embora boa parte delas não esteja disponível no Brasil logo de cara, logo devem começar a mudar a forma com que você faz pesquisas de preço na internet.
A evolução das compras no Google
No grande evento, a Gigante das Pesquisas apresentou suas mais novas apostas para incrementar a usabilidade do buscador para pesquisa de produtos e compras online. Dentre as novidades está o Multisearch, uma espécie de comparador integrado que permite fazer pesquisas cruzadas para encontrar mercadorias específicas na internet.
DALL-E disponível para todo mundo
A OpenAI disponibilizou o DALL-E 2, sua inteligência artificial geradora de imagens a partir de descrição em texto, para todos os usuários. Qualquer pessoa, seja ela uma antiga experimentadora da ferramenta ou não, pode acessar e brincar com o algoritmo de forma gratuita e gerar suas próprias criações.
IA criadora de vídeos de Mark Zuckerberg
Nesta mesma semana, a Meta apresentou o Make-A-Video que, de forma semelhante ao DALL-E 2, gera imagens a partir de descrições em texto — neste caso, até animadas. O projeto ainda é de acesso limitado a cientistas e é bastante preliminar, mas as criações destacadas pela empresa são bem interessantes.
Tuítes editáveis vêm aí
Na sexta (30), o Twitter publicou o primeiro tuíte editado da história da rede social. O simples post foi feito pela conta oficial do Twitter Blue, serviço de assinatura da plataforma, e reforça que a novidade será inicialmente exclusiva para usuários pagantes e não deve demorar para chegar.
Instagram raiz de volta? Melhor não arriscar
Recentemente, o aplicativo OG App prometeu reviver a experiência convencional do Instagram em um novo app. O programa era como um clone da plataforma, apresentando o mesmo conteúdo e permitindo interagir normalmente com perfis seguidos e seguidores. A ferramenta, porém, viola as regras de uso da rede social e a Meta já pede pela sua remoção das lojas de apps.
Vale a pena conferir
- Tumblr pode voltar a permitir nudes, indica novo recurso do site
- Instagram bane conta do Pornhub permanentemente
- Google Fotos está corrompendo e "manchando" imagens antigas, reclamam usuários
- WhatsApp começa a liberar criação de links para chamadas de voz e vídeo
- Venda de terrenos no metaverso despenca 98% em relação a 2021