Multisearch é a aposta do Google para uma nova forma de pesquisar na internet
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2022 às 14h25
O Multisearch é uma solução integrada pela Busca do Google para melhorar a localização dos resultados. O usuário poderá misturar formas de entrada diferentes, como texto escrito, voz ou imagens, ao mesmo tempo para que o algoritmo da pesquisa entenda exatamente qual é a sua necessidade. A novidade foi anunciada durante o evento Google Search On 2022, realizado nesta quarta-feira (28).
- Chrome 106 é lançado com melhorias do tradutor integrado e novos atalhos
- Vai ficar mais fácil fazer pesquisa reversa no Google Imagens no Android
O usuário poderá tirar uma foto ou usar um print de tela sobre onde comprar uma calça jeans igual à daquela pessoa. Se você usar apenas a imagem, o Google Imagens exibirá unicamente fotos similares. Mas se você deseja saber em quais lojas aquela roupa está disponível, basta acrescentar o texto "onde comprar" para ser direcionado aos sites de comércio.
Em outro cenário: você quer um modelo de tênis específico, mas não gostou da cor. Com o Multisearch, dá para usar a foto do tênis verde, mas pedir para o Google buscar por um similar na cor preta.
O algoritmo vai cruzar as informações de texto com imagem e procurar por resultados satisfatórios no Google Shopping. A ideia é usar esse conjunto de associações para criar integrações naturais entre humano e máquina, como se estivesse pedindo uma dica para um amigo de carne e osso.
Essa combinação de múltiplas buscas oferecerá melhor contexto para a inteligência artificial do buscador. Como o Google usa aprendizado de máquina, haverá um refinamento constante das pesquisas até o momento no qual o serviço será preciso nos resultados apresentados.
Busca múltipla e localizada
O Multisearch também será combinado com o Google Lens e com o Google Maps para oferecer resultados geolocalizados. É só a pessoa utilizar o filtro "perto de mim" para descobrir lojas, mercados ou empresas que oferecem aquele produto/serviço a partir de fotos e textos.
Viu alguém andando com uma bicicleta amarela e quer uma? Fotografe a bicicleta, ative o filtro de localização e o Google deve retornar com uma loja de bikes da vizinhança onde pode comprar uma igual.
A ideia é ajudar na promoção de negócios locais, incentivando o comércio regional, em vez de apresentar resultados de outros estados ou países. As indicações do Google devem vir acompanhadas de cartões informativos sobre as empresas, com o horário de funcionamento, se está cheio no momento e o site/redes sociais.
O Multisearch está disponível na Busca do Google em inglês de forma global, mas chegará a mais de 70 idiomas nos próximos meses, incluindo o português brasileiro. Esse é um recurso anunciado durante o Google I/O 2022, mas que ainda não tinha sido mostrado publicamente desde então.