Publicidade

App que promete "Instagram raiz" viola as políticas do Instagram, diz empresa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Setembro de 2022 às 10h06

Link copiado!

Reprodução/OG
Reprodução/OG
Tudo sobre Instagram

O The OG App viola as regras de uso do Instagram, disse a Meta, proprietária da rede social, ao pedir a exclusão do programa da App Store. Segundo os desenvolvedores, medidas de fiscalização apropriadas estão sendo tomadas para impedir que o software continue a oferecer uma versão mais limpa, personalizável e livre de propagandas.

O pedido da Meta à Apple foi atendido e o OG já não pode mais ser baixado na loja oficial do iPhone. Ele ainda continua disponível na Google Play Store, mas deve ser banido de lá também a qualquer momento graças à pressão da empresa.

Continua após a publicidade

O OG fez sucesso e ganhou manchetes da mídia por trazer recursos inéditos, como um feed personalizável, o fim das publicações sugeridas e o banimento total dos anúncios, inclusive nos vídeos do Reels. Muita gente apelidou o programa de "Instagram raiz" porque ele permitia um retorno ao modelo original da rede, sem algoritmo de recomendação e posts patrocinados.

Instagram odeia seus usuários, dizem criadores

A startup Un1feed, criadora do OG App, acusou a Apple de “conluio” com a Meta. Em um comunicado enviado ao site TechCrunch, a empresa criticou a postura da gigante das mídias sociais.

“Todo mundo sabe que o Instagram é uma merda. Melhoramos e recebemos muito amor dos usuários. Mas o Facebook odeia tanto seus próprios usuários que está disposto a esmagar uma alternativa que lhes dê um Instagram limpo e sem anúncios. A Apple está conspirando com o Facebook para intimidar dois adolescentes que melhoraram o Instagram”, disse a startup em comunicado ao TechCrunch.

Continua após a publicidade

Além da remoção do programa, a Meta teria desativado as contas pessoais de todos os membros da Un1feed no Instagram e no Facebook como retaliação. Não está claro se a empresa fundada por Mark Zuckerberg pretende acionar a criadora do OG na Justiça.

Reação esperada

Com a popularização do app alternativo, era esperada uma reação como esta do Instagram, afinal a ausência de propagandas impacta no bolso. Além disso, a Meta costuma ser bem restritiva quando o assunto é o código-fonte de suas soluções. O WhatsApp, por exemplo, já foi alvo de dezenas de clones não oficiais, o que levou muita gente a ser banida da plataforma por usar esses programas paralelos.

Continua após a publicidade

Nos últimos dias, usuários receberem bloqueios e avisos de "atividades suspeitas" em suas contas. Normalmente, a rede social envia esse recado quando o perfil descumpre alguma regra, como o uso de ferramentas automatizadas — as punições vão crescendo em caso de reincidência.

Para criar a solução melhorada do Insta, os desenvolvedores usaram técnicas de engenharia reversa na API do Android. A Un1feed trabalhava também em um sistema aprimorado de login para não apresentar mais problemas. Agora, deve focar suas atenções para o sistema operacional do Google.

Há várias soluções na loja do Google e da Apple que replicam a experiência do Instagram. O maior problema do OG parece ter sido a introdução de recursos exclusivos e, principalmente, de remoção total da publicidade. Lembre-se que descumprir as regras do Instagram pode resultar em suspensão e banimento da conta, logo, se ainda quiser usar o OG, faça-o ciente dos riscos.

Fonte: TechCrunch