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Novidades do Google prometem revolucionar o jeito de fazer buscas na internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2022 às 14h50

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Captura de tela/Canaltech
Captura de tela/Canaltech
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O Google preparou um conjunto de novidades que prometem revolucionar a forma como as pessoas pesquisam no seu buscador. Durante o evento Search On, realizado nesta quarta-feira (28), a empresa anunciou a chegada do Multisearch: um recurso para realizar buscas cruzadas.

A empresa também pretende usar recursos de localização para aprimorar a busca, assim alguém pode encontrar um local ou produto nas redondezas somente com uma foto. Essa melhoria também estará integrada ao Google Lens, que agora vai exibir o texto traduzido de forma natural, sem criar "caixas brancas" em cima do conteúdo original.

As melhorias devem afetar o Google Maps e a navegação integrada à busca. Será possível traçar rotas, deixar a câmera ativada para capturar vídeos das ruas e usar os resultados da pesquisa do Google para saber qual é o nome do prédio à sua frente ou como chegar ao ponto turístico desejado.

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Confira um resumo com as principais novidades do Google Search On 2022:

Multisearch

Hoje, as pessoas pesquisam no Google de uma única maneira por vez. Elas utilizam as palavras-chave escritas, falam no microfone para a busca por voz ou apontam a câmera do celular para localizar uma imagem semelhante. Com o Multisearch, anunciado hoje, será possível misturar várias entradas diferentes para encontrar o resultado desejado.

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O usuário poderá tirar uma foto ou usar uma captura de tela e adicionar texto à imagem, fazendo uma pergunta ao Google. Imagine que você viu uma camiseta linda, por exemplo, mas não tem intimidade suficiente para perguntar à pessoa onde ela comprovou. É só tirar uma foto da peça e perguntar ao Google onde achar uma igual.

O algoritmo vai cruzar as informações de texto (ou voz) com imagem e procurar por resultados satisfatórios no Google Shopping. A ideia é usar esse conjunto de associações para criar integrações naturais entre humano e máquina, entre usuário e buscador.

No aplicativo do Google, as pessoas poderão fotografar ou usar prints e adicionar o filtro "perto de mim" para encontrar um restaurante de frutos do mar, por exemplo. Essa funcionalidade deve ajudar a promover os negócios locais, além de dar mais uma utilidade para os cartões informativos das empresas.

O Multisearch já está disponível somente em inglês globalmente, mas chegará a mais de 70 idiomas nos próximos meses, incluindo português brasileiro. Esse é um recurso anunciado durante o Google I/O 2022, mas que ainda não tinha sido mostrado publicamente desde então.

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Mais precisão nas perguntas

O Google tem uma inteligência artificial incrível para identificar contextos, mas nem sempre a máquina consegue entregar o resultado esperado, principalmente quando a pergunta não é bem redigida. Agora, a Busca passará a contar com diversos atalhos e filtros próximos do campo de pesquisa para otimizar buscas.

Conforme você for digitando a dúvida na caixa de pesquisa, o buscador trará opções de palavras-chave relacionadas ou tópicos para facilitar na elaboração do questionamento. Isso deve otimizar não somente o seu tempo, mas também exibir de imediato temas em alta ou com grande volume de busca.

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Além disso, a IA vai exibir os melhores resultados, de forma personalizada, a partir de perguntas e de um contexto maior. Se você está viajando para a França, por exemplo, possivelmente quer conhecer os pontos turísticos locais, mas pode não ser uma boa ideia ir ao Bataclan se você estiver com crianças pequenas.

Se digitar "quais os melhores pontos turísticos de Paris para crianças", o buscador deve exibir resultados com base nas indicações de outros usuários. Esse recurso, chamado "Perto de Mim", deve ser lançado em inglês e nos Estados Unidos nos próximos meses, mas não tem data para chegar ao Brasil.

Um assistente pessoal para explorar

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A busca vai permitir, ainda, explorar melhor um assunto ao destacar informações relevantes e úteis. Seguindo no exemplo das viagens, você poderá digitar "o que fazer em São Paulo" e o Google trará como resultado vídeos curtos de pessoas que já estiveram na cidade, dicas de restaurantes, pontos de turísticos imperdíveis e rotas para incluir no seu itinerário.

Ao que indica, o Google quer oferecer uma espécie de "Trip Advisor comunitário" no caso das viagens, mas, como dito anteriormente, isso deve se aplicar a praticamente todo tipo de temática. Notícias, conteúdos em vídeos, páginas da web e outros recursos serão mostrados de maneira ordenada para facilitar a visualização do usuário.

Esse "ajudante de contextualização" deve ser lançado inicialmente em inglês nos próximos meses exclusivamente nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de chegada na Europa nem no Brasil.

Tradutor natural em realidade aumentada

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O Google Lens já possui um recurso fascinante de tradução de placas, cardápios e textos em tempo real há algum tempo. Basta apontar a câmera do seu celular para o que estava escrito em língua estrangeira ser automaticamente modificado para o português (ou qualquer outro idioma compatível).

Antes, essa tradução era aplicada de forma pouco natural, com caixas de texto branco e fontes diferentes das originais, mas isso deve mudar. A nova IA vai inserir textos traduzidos na própria imagem, sobrepondo o conteúdo original pelo traduzido com muita fidelidade visual.

A promessa é de entregar uma funcionalidade de realidade aumentada integrada ao Tradutor de modo tão natural que você nem perceberá a diferença. Segundo o Google, o processo inteiro é feito em apenas cem milissegundos, mais rápido que um piscar de olhos.

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O recurso usa redes generativas adversariais, chamadas em inglês de GAN models, para criar o recurso Magic Eraser on Pixel. A experiêncai ainda não tem um nome em português e deve ser lançada globalmente até o final do ano.

Google Maps 3D e integrado ao buscador

Resultados da busca já podem ser direcionados para o Google Maps há algum tempo, mas a empresa decidiu aprimorar isso. Além da visualização dentro dos prédios, prometida como uma evolução do Google Earth, os mapas 2D foram turbinados para um versão tridimensional.

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Você poderá ver marcos históricos e pontos de interesse de vários ângulos diferentes, inclusive de dentro e com panoramas aéreos. O recurso chamado Neighborhood Vibe (atmosfera da vizinhança, em tradução livre) permitirá escolher um bairro e conhecer pontos mais populares.

A ideia é juntar fotos, relatos e avaliações dos usuários para entregar informações úteis para quem está na região em busca de um local para jantar, de um hotel para repousar ou de um belo cenário para admirar.

Isso foi possível graças à combinação da inteligência artificial da pesquisa com o app de rotas, oferecendo mais de 20 milhões de reviews, fotos e vídeos de locais. Essa nova experiência será lançada globalmente para iOS e Android nos próximos meses.

Localização em realidade aumentada

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O recurso "Busca em Live View" permitirá fazer pesquisas de um jeito único. O objetivo é integrar geolocalização, câmera de vídeo e a base de dados do Google para fornecer uma solução em realidade aumentada digna de filmes de ficção científica.

Basta apontar a câmera do celular para encontrar lugares essenciais como lojas, caixas eletrônicos e restaurantes nas redondezas. Você poderá traçar rotas para esses locais com o Google Maps, ver o nome dos prédios na tela em realidade aumentada e ter informações úteis na parte de baixo da tela.

A novidade será lançada ao longo dos próximos meses nas cidades de Londres, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio. Por enquanto, não há informações sobre a expansão disso para outras capitais ou países.

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Compre como se estivesse na loja física

Um dos maiores desafios de se comprar online é observar todas as características dos produtos, já que as fotos nem sempre mostram exatamente os formatos ou detalhes. O Google Shopping quer facilitar isso ao trazer recursos visuais e de inspiração, com a adição de ferramentas para ajudar na decisão de comprar ou não algo.

Um exemplo são as imagens 3D de calçados exibidos na busca do Google. Você poderá ver os tênis por todos os ângulos e até rotacioná-lo como desejar. Segundo o Google, a interação com esse tipo de figura tridimensional aumenta em até 50% quando comparada com imagens estáticas.

Só que a criação de produtos em 3D geralmente é cara, exige centenas de fotos do produto e necessita de muito aparato tecnológico. Com uma inteligência artificial criada para o buscador, os vendedores poderão automatizar giros de 360 graus nas imagens de diversos produtos apenas como algumas fotos sequenciais.

O recurso deve ser liberado a partir do início do ano que vem nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de chegada do Brasil, mas os sites de e-comerce certamente não veem a hora de colocar as mãos nessa tecnologia.

Filtros dinâmicos no Google Shopping

A empresa também pensa em trazer um guia de compras para aquisições mais complexas. A ideia é fornecer informações úteis de fontes diversas, como sites confiáveis, análises isentas e dados técnicos direto do fabricante.

Será possível também usar filtros dinâmicos para compras: quando procurar por roupas, verá o tamanho e as cores, enquanto ao pesquisar por rodas de carro, você vai se deparar com temas como aro e modelo do veículo. Ao pesquisar por calças, você verá vários estilos diferentes e poderá marcar o seu favorito para visualizar somente a opção desejada.

Esses dois recursos já chegam a partir de hoje (28) de setembro para todos os usuários globais da Busca do Google. Vale lembrar que é preciso checar antes se as ofertas são verdadeiras em sites confiáveis, porque infelizmente o Google Shopping ainda é muito usado por fraudadores.

O Google Search On 2022 trouxe várias novidades muito bacanas para a pesquisa orgânica. Algumas foram inéditas e surpreenderam, enquanto outras já haviam sido mostradas no Google I/O ou em edições passadas. Para os brasileiros, fica a torcida da chegada deles pro aqui, já que a maioria será liberada apenas em inglês ou nos Estados Unidos.