Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App do Copilot tem baixa adesão apesar de oferecer GPT-4 de graça

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Janeiro de 2024 às 22h37

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Um comparativo no número de instalações dos aplicativos Copilot e ChatGPT no período de 28 de dezembro a 5 de janeiro mostra que a solução da Microsoft ainda está com baixa adesão pelo público apesar de oferecer acesso ao modelo GPT-4 de graça. A análise foi realizada pelo site de inteligência Appfigures e sugere que os consumidores não foram impactados pelo lançamento do chatbot de IA.

O Copilot chegou em versão para Android na Play Store no dia 20 de dezembro, seguido pelo lançamento para iOS na App Store no dia 28. Porém, nos primeiros dias de disponibilidade, a IA não apareceu nos ranking dos mais baixados nas lojas de app.

Copilot x ChatGPT

Continua após a publicidade

Na análise realizada pelo Appfigures e compartilhada pelo TechCrunch, o Copliot soma 2,1 milhões de downloads no período de 28 de dezembro a 5 de janeiro, enquanto o consolidado ChatGPT teve o dobro de instalações, com 4,2 milhões. O resultado é o total combinado das duas lojas de aplicativos.

Segundo o gráfico, a nova ferramenta da Microsoft teve um pico de interesse no dia 30 de dezembro com 413 mil downloads, mas o número vem caindo desde então. No último dia 5 de janeiro, a IA teve apenas 194 mil novas instalações.

O relatório revela uma divisão equilibrada entre aparelhos Android e iOS para o Copilot, com 59% dos downloads via Play Store e 41% através da App Store. Os Estados Unidos lideram o número de instalações do app com 24%, seguidos por Alemanha, Índia, Itália e Reino Unido.

Continua após a publicidade

De acordo com o Appfigures, os dados mostram que o lançamento do app do Copliot não teve nenhum impacto sobre o ChatGPT. O produto da OpenAI já registrava uma queda leve no decorrer do mês de dezembro, antes mesmo do aplicativo rival chegar ao mercado.

O comparativo pode indicar um problema na estratégia de lançamento da ferramenta por parte da Microsoft, como a escolha do período de final de ano para liberar o download do app ou uma falta de divulgação com anúncios dentro das lojas.

Copilot tem GPT-4 de graça

Outra característica que chama a atenção nessa comparação é o fato de o Copilot oferecer acesso gratuito ao modelo de linguagem GPT-4 e ao recurso de geração de imagem alimentado pelo DALL-E 3 — os quais só estão disponíveis no ChatGPT mediante assinatura.

Continua após a publicidade

A versão gratuita do ChatGPT disponibiliza o modelo GPT-3.5, lançado em 2022 e treinado com dados até 2021. Já o GPT-4 é considerado o modelo mais avançado da OpenAI, com.maior quantidade de parâmetros usada no treinamento e capacidade de pesquisar na internet em tempo real.

Para saber mais sobre as diferenças entre os modelos, veja 9 coisas que o GPT-4 faz melhor que o GPT-3.5.

Fonte: TechCrunch