Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google e fabricantes prometem Android atualizado por mais tempo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Fevereiro de 2023 às 14h19

Link copiado!

Kham Tran/Visualhunt
Kham Tran/Visualhunt

Google e fabricantes se comprometeram a dar mais tempo de suporte para celulares Android. Em anúncio feito no Mobile World Congress (MWC) deste ano, a detentora do Sistema do Robô e as marcas Oppo, Xiaomi, OnePlus e Samsung acordaram em prolongar o tempo de atualizações de SO e de segurança para smartphones.

A irregularidade na entrega de atualizações do Android é um dos principais problemas do ecossistema há anos. Embora seja menos impactante atualmente do que em versões anteriores do sistema operacional, a fragmentação do mercado ainda é bastante evidente e reduz a qualidade da experiência dos consumidores, especialmente daqueles que compram modelos de companhias não tão fiéis aos updates prolongados.

Continua após a publicidade

O anúncio mais recente tenta mudar isso: o Google e as fabricantes querem entregar atualizações significativas por mais tempo. As empresas pretendem desenvolver e distribuir atualizações de sistema (compilações maiores e avanço de gerações do Android) e pacotes de segurança para modelos novos a fim de estender sua vida útil.

Apesar de estarem envolvidas no acordo, o Google e a Samsung já fazem um bom trabalho na entrega de updates regulares. A linha Google Pixel tende a receber cinco anos de atualizações de sistema operacional, enquanto os principais lançamentos da família Samsung Galaxy recebem quatro anos de updates.

Apenas promessas?

A promessa de mais tempo de suporte, porém, é bastante vaga: o Google não especificou quanto tempo a mais de atualização as companhias envolvidas no acordo entregarão. É possível que o prazo ainda fique a critério de cada companhia, mas que todas as envolvidas estejam decididas a entregar mais compilações para os consumidores.

Continua após a publicidade

Contudo, vale destacar que qualquer esforço para conter a fragmentação do ecossistema Android é válido. Para que o sistema operacional seja um concorrente mais forte no setor e dispute de forma mais eficiente contra o iOS da Apple, o Google precisa convencer companhias a entregarem atualizações com mais agilidade e por mais tempo para os modelos lançados.

Além disso, a ausência de alguns nomes no acordo chama a atenção. Consumidores da Motorola, marca com presença significativa diversas regiões do planeta, também sofrem com a falta de pontualidade nos updates e com o pequeno tempo de suporte — e a empresa não foi mencionada no papo do Google.

Não se sabe também se a promessa se aplica aidna aos modelos já lançados ou apenas para celulares anunciados deste ano em diante. Até que as companhias se manifestem acerca do suporte, não há informações concretas para se apoiar.