Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 vai mostrar dados sobre a saúde da bateria do celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2023 às 10h05

Link copiado!

200 Degrees/Pixabay
200 Degrees/Pixabay

O Android 14 deve conter uma ferramenta para gerenciar a saúde da bateria e otimizar as cargas. Seria possível ter acesso a contagem de ciclos, status de carregamento, porcentagem da capacidade, data de fabricação e outras informações úteis.

A descoberta foi feita pelo especialista Mishaal Rahman ao fuçar pelo código-fonte da versão de testes do Android 14, ainda exclusiva para testadores. Há novas APIs chamadas BatteryManager no software recentemente adicionadas, o que indica uma opção de gerenciamento de energia.

No total, são duas APIs públicas — contagem de ciclos e status de carregamento — e outras quatro privativas do sistema — data de fabricação, data do primeiro uso, política de cobrança, estado de saúde. Segundo Rahman, todas as APIs, mesmo as do sistema, poderiam ser acessadas por qualquer aplicativo que possua uma permissão especial chamada BATTERY_STATS.

Continua após a publicidade

Na prática, dá para afirmar que o Google pode trazer informações abertas da bateria não somente para seus usuários, como também para empresas e desenvolvedores independentes. Algumas fabricantes, como a Samsung, já tinham soluções próprias para realizar tais funcionalidades, mas o Android não oferecia o recurso de modo nativo.

Como será o utilitário de bateria do Android 14?

O desenvolvedor conhecido como Narek criou um aplicativo que mostra a integridade da bateria usando essas APIs do Android. A solução, chamada Batt, é de código aberto e está disponível para download de interessados no GitLab.

Continua após a publicidade

O processo de instalação é meio complicado para usuários comuns e exige ter o Android 14 instalado, por isso apenas desenvolvedores poderão brincar com a solução provisória. É preciso ter acesso a permissões de admin e executar alguns procedimentos específicos.

Também não dá para saber se os números ali são precisos, porque é algo ainda em fase de desenvolvimento. A API de “data do primeiro uso”, por exemplo, está incorreta, com aparelhos lançados em 2023 tendo como dia fixo 01/12/2020.

Quando chega o medidor de saúde da bateria do Android 14?

Continua após a publicidade

É claro que o app do Google deve ser diferente — provavelmente mais completo e dentro do app Configurações —, mas esta é uma prova de que a documentação atual disponibilizada vai permitir a criação de utilitários de energia.

Como não houve anúncio oficial, tudo isto pode ser mera especulação ou só chegar em versões futuras do Android. Por outro lado, dada a possibilidade de acesso às APIs já liberadas, o caminho a ser percorrido pode levar apenas algumas semanas até a conclusão.

O que já se sabe é que o Android 14 terá suporte a gravação parcial de tela. Elementos do sistema, como alertas do sistema, porcentagem da bateria, notificações de apps de mensagens, relógio e outros itens da interface, são excluídos do conteúdo capturado.

O sistema também contará com Ultra HDR para deixar fotos mais brilhantes e realistas. O recurso, inclusive, será compatível com boa parte dos aparelhos Android disponíveis no mercado.