6 truques para proteger o seu WhatsApp e evitar riscos
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O WhatsApp se tornou indispensável para conversar, trabalhar e compartilhar informações com amigos e familiares. Mas, assim como qualquer aplicativo popular, ele também atrai golpes, spam e tentativas de invasão. Por isso, é importante adotar medidas de segurança para proteger suas conversas e privacidade.
6 truques para proteger seu WhatsApp
Confira 6 dicas para aumentar a segurança do seu WhatsApp e evitar riscos:
- Ative a autenticação em duas etapas;
- Proteja o app com senha;
- Oculte sua foto para desconhecidos;
- Limite quem pode te adicionar em grupos;
- Verifique os dispositivos conectados à conta;
- Crie um passkey.
1. Ative a autenticação em duas etapas
A autenticação em duas etapas dá uma camada extra de proteção à sua conta no WhatsApp. Ela vai solicitar um PIN sempre que você registrar seu número em outro dispositivo.
2. Proteja o app com senha
Além da autenticação em duas etapas, é possível bloquear o WhatsApp com senha, impressão digital ou reconhecimento facial, o que ajuda a impedir que outras pessoas acessem suas conversas mesmo se você esquecer o celular desbloqueado.
Também é possível bloquear conversas específicas dentro do app por senha ou biometria.
3. Oculte sua foto para desconhecidos
Para aumentar sua privacidade no WhatsApp, você pode ocultar a visualização da sua foto de perfil para números desconhecidos. Assim, apenas as pessoas na sua lista de contatos podem ver a sua foto.
4. Limite quem pode te adicionar em grupos
O WhatsApp permite controlar quem pode te adicionar a grupos. Isso evita que você seja incluído em chats por desconhecidos, receba spam ou links maliciosos ou até arquivos com vírus que podem comprometer a segurança do seu dispositivo e dados pessoais.
Com essa ferramenta, é possível limitar o convite para grupos apenas aos seus contatos salvos, ou até mesmo permitir que apenas contatos específicos tenham essa autorização.
5. Verifique os dispositivos conectados à conta
É importante monitorar os aparelhos que têm acesso à sua conta via WhatsApp Web ou Desktop. Se notar algum dispositivo suspeito, encerre a sessão imediatamente para evitar que alguém acompanhe suas conversas sem autorização.
6. Crie um passkey
O passkey é uma forma de autenticação que substitui senhas por chaves digitais, que pode envolver biometria ou PIN. Ao criar uma chave de acesso, um par de chaves criptográficas é gerado: uma fica no seu dispositivo e a outra nos servidores do WhatsApp.
Tem como saber se o WhatsApp está sendo monitorado?
Sim, existem sinais de que seu WhatsApp pode estar sendo monitorado, como:
- Dispositivos conectados que você não reconhece;
- Mensagens aparecem como lidas sem que você abra o app ou seus contatos recebem mensagens que você não enviou;
- Você recebeu uma notificação de segurança do WhatsApp, que alerta quando seu número é registrado em outro dispositivo ou quando há alteração na verificação em duas etapas.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Como mandar áudio temporário no WhatsApp
- Como funcionam as Comunidades do WhatsApp (supergrupos)
- Tem como conectar o WhatsApp Web com o celular desligado?
VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?