Publicidade

5 motivos para USAR o Android

Por| 29 de Julho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

O Android não foi criado pelo Google, mas foi sob a tutela da Gigante de Mountain View que ele se tornou o sistema operacional mais usado do mundo (inclusive quando se coloca o Windows na disputa).

Fácil de usar, onipresente, com versões que abraçam tablets, automóveis, televisores, dongles e, claro, os celulares, o Android é um ecossistema imenso e cheio de recursos.

5 motivos para USAR um celular Android

Continua após a publicidade

Está em dúvida se deve migrar para ou permanecer no Android? Aqui estão cinco ótimos motivos para usar o sistema do Google:

5. Para todos os bolsos

Você procura um modelo de entrada para não gastar muito? Há um Android para você. Você quer um celular de ponta com tudo de melhor que a indústria mobile pode oferecer para quem pode pagar? Tudo bem, também há um celular com o sistema rival do iOS ao seu dispor.

Essa talvez seja a grande vantagem do sistema do Google, que parte de uma premissa open source e também por isso conquistou o interesse das principais fabricantes de celular da atualidade (com exceção da Apple, é claro). E essa miríade de aparelhos é complementada por diferentes marcas, com diferentes “pegadas” e propósitos, à sua disposição.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

4. Hardware inovador

Você com certeza já ouviu falar que “câmera boa é coisa de iPhone” e isso não é mentira, afinal os celulares da Apple são todos de alto padrão e lidam com essa questão com muito cuidado. Porém, as melhores câmeras do mundo há algum tempo estão mesmo no Android.

E isso não é achismo: principal referência do setor, o site DxOMark indica que 16 das 20 melhores câmeras de celular do mundo hoje estão em celulares Android (incluindo aí modelos da Huawei, que usam o sistema HarmonyOS, baseado no sistema do Google). O top 5 da classificação, aliás, não traz nenhum iPhone.

Continua após a publicidade

Além disso, foram os celulares Android que implementaram leitor de impressão digital como método de bloqueio/desbloqueio do aparelho. Outra novidade legal dos últimos anos, o carregamento ultrarrápido, daqueles que enchem a bateria em coisa de meia hora, também só existem em aparelhos com o Robozinho Verde.

3. Customização

Na hora de comprar um aparelho, você pode escolher entre diferentes marcas, cada qual com sua própria visão do Android. Contudo, se o visual do sistema não agrada mais, você pode facilmente instalar um launcher ou um pacote de ícones novo para personalizar sua experiência com o celular.

Indo ainda mais além, não é difícil rootear um aparelho com o Sistema do Robô e isso abre ainda mais possibilidades. Tem um aparelho antigo guardado na gaveta? De repente você pode fazer root para instalar algum sistema operacional alternativo para testes ou mesmo para dar uma sobrevida ao dispositivo.

Continua após a publicidade

2. Não depende só da loja oficial

É possível passar muito bem só com a Play Store? É, mas o Android oferece suporte para instalações por fora da loja desde sempre, basicamente. Isso permite que até mesmo grandes marcas ofereçam soluções seguras e robustas para o público — são os casos de Samsung (Galaxy Store) e Amazon (Amazon Appstore).

É claro que isso demanda alguns cuidados, pois nem todas as lojas extraoficiais são confiáveis, mas uma boa dose de atenção é possível aproveitar tudo de maneira segura. Isso permitiu, por exemplo, que o Fortnite fosse distribuído para Android livremente mesmo quando a Epic e o Google se engalfinhavam nos tribunais.

Continua após a publicidade

1. Integrado ao Windows

Se você usa um computador com o Windows, a melhor opção para ter um celular que se comunica cada vez mais com o PC é adotar um Android. O app Vincular ao Celular coloca o sistema da Microsoft para se comunicar de diversas maneiras com o sistema do Google e agora é possível transferir arquivos por proximidade entre celular e PC usando o Nearby Share.

Sem contar que, além de tudo isso, se você preferir algo mais à moda antiga, é só plugar o celular ao computador via cabo USB para transferir arquivos sem nenhuma gambiarra ou burocracia.

Continua após a publicidade

E por que não usar o Android?

Você conheceu cinco bons motivos para usar o Android e ainda valeria a pena citar que um cabo USB-C vai servir de carregador para qualquer celular com o Robozinho para incrementar a lista. Porém, vale a pena conhecer cinco motivos para NÃO usar o Android.