Os melhores launchers para personalizar a tela inicial do Android

Por Rubens Eishima | 26 de Abril de 2020 às 10h00
Pathum Danthanarayana/Unsplash

Quer conhecer os melhores launchers para Android? Um dos pontos fortes – e fracos também, mas isso a gente deixa para outra lista – do Android é a possibilidade de personalização do sistema. Em poucos elementos, isso é mais nítido do que na possibilidade de trocar o aplicativo do launcher, ponto central da experiência de uso do sistema.

Desde o começo do Android, diversos aplicativos foram lançados para trocar a interação do usuário, inclusive pelos fabricantes de aparelhos com suas personalizações, como o OneUI, MIUI e OxygenOS, que vão muito além do launcher, mas integram uma alternativa para tela inicial e gaveta de apps no Android.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na lista abaixo, escolhemos alguns dos melhores aplicativos da categoria para Android, voltados para diferentes tipos de usuário, desde o mais minimalista até o que prefere ter tudo sempre à mão.

Launcher? É de comer?

Launcher é um tipo de aplicativo que altera basicamente a tela inicial do Android e a lista de apps do smartphone. O conceito é semelhante ao disponível no mundo do Linux, com várias opções de sistemas de interação (ou interfaces, conhecidos também como ambientes de área de trabalho).

Um Launcher para Android pode deixar o sistema com o visual do iPhone ou do Windows 10 – sim, tem louco para tudo. Existem até mesmo aplicativos que procuram simplificar o modo de uso do Android para pessoas com dificuldades de visão ou da terceira idade.

Esse tipo de app, que em português pode ser traduzido para "lançador", pode mudar totalmente a maneira como o usuário interage com o celular, além de oferecer opções para integração com serviços, personalização da aparência, priorizar o visual ou o desempenho e muito mais.

Nova Launcher

Peso pesado da categoria, o Nova Launcher está no mercado há muitos anos, acompanhando as mudanças do Android e se atualizando com as tendências estéticas e de modo de uso. O ponto forte do Nova definitivamente é a sua capacidade de personalização. É possível escolher pacotes de ícones para trocar os atalhos de praticamente todos os apps do aparelho, como a lista de apps é apresentada, forçar um modo escuro de acordo com o horário do dia mesmo em versões antigas do Android e muito mais.

Potencial de personalização é praticamente ilimitado no Nova (imagem: Canaltech)

O ponto fraco do Nova também está em sua capacidade de personalização, já que não é difícil se perder entre tantos menus e opções. Por outro lado, ele é instalado com configurações padrão bem sensatas e ele está pronto para o uso assim que é definido como o launcher do celular. O modo de uso básico lembra a experiência Android “pura”, mas quem gosta de fuçar nas configurações do app pode ficar tranquilo que o Nova oferece uma opção de backup para exportar os ajustes feitos para outro celular.

Download: Android (5.0 ou superior)

Lawnchair

O trocadilho infame – em inglês, a pronúncia do nome do app é semelhante ao da palavra "launcher" – esconde uma excelente opção para aparelhos cheios de personalizações das marcas, especialmente os que ficaram presos à uma versão antiga do Android. O Lawnchair é baseado no código do app padrão dos smartphones do Google, a linha Pixel, apresentando o modo de uso mais próximo possível do Android original, e sem precisar alterar configurações de sistema ou instalar um sistema não-oficial.

Android "puro" é o ponto de partida do Lawnchair (imagem: Canaltech)

O Lawnchair leva para o aparelho alguns recursos disponíveis em versões recentes do Android, caso dos pontinhos de notificações nos ícones dos aplicativos, modo escuro, integração com a lista de atividades do Google e mais. O app pode ser expandido com o uso de outros serviços e não exibe anúncios em suas telas – o que chega a ser um problema em outros aplicativos da categoria. Mesmo com a preocupação de oferecer a experiência de uso “pura” do Android, o Lawnchair permite personalizar o sistema com temas visuais e também oferece o recurso de backup das configurações.

Download: Android (5.0 ou superior)

Microsoft Launcher

Integração com Office é o ponto alto do Microsoft Launcher (imagem: Canaltech)

Voltado para quem ainda tem um pé no mundo dos computadores e gosta de ter acesso fácil ao máximo de tarefas, notas e documentos, o Microsoft Launcher pode ser uma boa pedida. O app da desenvolvedora do Windows oferece uma integração maior entre os arquivos do smartphone e do PC, especialmente com os outros serviços da empresa. Assim como as opções anteriores, o Microsoft Launcher pode ser personalizado na parte visual, mas se destaca mesmo por poder integrar notícias, agenda de compromissos e anotações em uma única tela.

Outra característica do Microsoft Launcher é a integração com os papeis de parede do Bing — o recurso pode ser interessante para quem aprecia as imagens da tela de bloqueio do Windows e quer repetir a experiência no celular. O ponto fraco do app talvez seja que ele não é recomendado para uso em aparelhos mais simples, afinal a quantidade de recursos e integrações tem um preço.

Download: Android (4.2 ou superior)

Poco Launcher

Quem diria que após anos evitando personalizações de fabricantes para Android recomendaríamos uma delas? Pois o launcher da subsidiária da Xiaomi chegou arrebatando prêmios, na onda da repercussão gerada pelo smartphone Poco F1. O app segue a receita de oferecer diversas opções de personalização, mas sem deixar de lado o desempenho e a experiência de uso. Abandonando – na medida do possível – animações supérfluas em favor da velocidade de resposta.

Já pensou em filtrar seus apps por cores? O Poco Launcher oferece a opção (imagem: Canaltech)

Além da opção de instalar pacotes de ícones, o Poco Launcher tem um curioso recurso que permite agrupar os ícones da lista de apps por cores, além da tradicional organização por pastas ou categorias. O app está em constante desenvolvimento, mas volta e meia surgem bugs de uso.

Download: Android (5.0 ou superior)

Niagara Launcher

Ainda em desenvolvimento, o Niagara Launcher é o aplicativo da lista que oferece de longe a experiência de uso mais diferente. O app deixa o Android com um visual minimalista, sem a grade de ícones que acompanha os celulares desde os Nokias basicões (e os palmtops e computadores antes deles). No Niagara, a lista de aplicativos instalados é mostrado de maneira contínua, em ordem (quase) alfabética, com atalhos para cada letra do alfabeto.

Lista de apps do Niagara lembra um pouco o minimalismo do finado Windows Phone (imagem: Canaltech)

As notificações do sistema são exibidas diretamente na tela inicial, com a opção de expandir, reagir ou esconder, e tudo otimizado para o uso com apenas uma mão. Apesar de ser uma opção muito interessante para quem gosta do visual, é importante destacar que o Niagara Launcher ainda está em constante desenvolvimento. Ele pode não ter recursos importantes para alguns usuários e ainda apresenta bugs, mas o desenvolvedor se mostra empenhado em corrigir problemas e adicionar recursos a cada pequena atualização. Vale ficar de olho.

Download: Android (5.0 ou superior)

Conhece outro launcher legal que deveria estar aqui? Deixe a sua dica aí nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.