Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ZenFone 8 e ZenFone 8 Flip iniciam atualização para o Android 13

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2023 às 18h15

Link copiado!

Reprodução/GSMArena
Reprodução/GSMArena

A ASUS iniciou a distribuição do Android 13 para dois modelos de celulares: o ZenFone 8 e o ZenFone 8 Flip, ambos lançados em maio de 2021. A promessa da empresa era atualizar softwares de telefones mais antigos praticamente na mesma época dos modelos mais recentes, como o ZenFone 9, que debutou em 2022.

O update tem cerca de 3 GB e traz boa parte dos aprimoramentos introduzidos pelo Google no sistema operacional móvel. A versão é a 33.0210.0210.210 e está disponível para vários países, como Rússia, Índia, Taiwan e nações da Europa, mas ainda não há relatos de chegada ao Brasil. Mesmo assim, é bom ficar ligado para ver se o seu aparelho recebe a notificação nos próximos dias.

Continua após a publicidade

Para quem não quiser esperar, a própria ASUS disponibiliza links para download no site oficial. Como a "versão BR" ainda não está disponível, o Canaltech recomenda esperar pelo lançamento automático.

Como de costume, a fabricante traz também um conjunto de configurações e recursos específicos para seus clientes. Não é nada surpreendente ou tão relevante quanto mudanças de grandes rivais, mas são adições que mostram como a empresa pretende afagar seu público — e encher seu aparelho com algumas coisas pouco úteis, é claro.

Android 13 chega rápido ao ZenFone 8

O Android 13 para ZenFone 8 era previsto para janeiro de 2023, portanto a fabricante cumpriu seu cronograma de distribuição. O Android 12 foi substituído pelo SO mais recente no ZenFone 9 em dezembro, por isso esperava-se que o software chegasse em breve para o aparelho antecessor na linha cronológica.

Continua após a publicidade

Este é um marco importante para a ASUS, já que a maioria das empresas costuma levar muitos meses para disponibilizar a versão mais recente do sistema operacional do Google. Excetuando a Samsung e a Xiaomi, ágeis na entrega, as outras chegam a levar quase um ano para oferetar as atualizações, principalmente a modelos que não são topo de linha.

É provável que esta seja a última atualização do ZenFone 8, já que as especificações técnicas do aparelho podem não suportar o Android 14. Mesmo assim, fica a esperança de a fabricante conseguir otimizar o software para rodar no celular ainda em 2023 ou, quem sabe, no início de 2024.

Recentemente, o Google anunciou que levará novos recursos para versões mais antigas do Android. O Extension Software Developer Kit é uma ferramenta para desenvolvedores usarem ferramentas da versão mais recente do sistema no Android 12, 11 ou anteriores. Isso significa que mesmo se o ZenFone não subir para o Android 14, ele ainda poderá ser contemplado com algumas de suas novidades.