Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 começa a chegar para o Asus ZenFone 9

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Dezembro de 2022 às 10h40

Link copiado!

Reprodução/Asus
Reprodução/Asus

O Android 13 foi finalmente disponibilizado para o celular Asus ZenFone 9. A fabricante havia prometido começar a distribuição em dezembro, mas sem especificar a data, logo parece que o dia finalmente chegou. Este é o primeiro celular da companhia a obter a atualização, considerado o topo de linha dos taiwaneses.

Usuários do ZenFone 9 de várias partes do mundo começaram a receber a notificação para migrar para a versão estável do Android 13. O arquivo tem 838,55 MB e apresentará aos proprietários do celular as vantagens do novo software do Google.

A versão distribuída é a ZenUI, uma skin modificada do Android, porém com algumas adições feitas pela Asus. Em geral, a empresa não costuma entulhar muitos aplicativos inúteis no aparelho, portanto pode-se esperar uma interface mais limpa.

Continua após a publicidade

Configurações de vibração e força tátil foram ajustadas para melhor resposta, bem como os ajustes no tamanho da fonte. A famosa barra branca de navegação também deve a largura e o comprimento alterados.

Mudanças do Android 13 no ZenFone 9

É possível notar mudanças no painel de configurações rápidas, na bandeja de notificações e no painel de volume. Em termos de segurança, o Android 13 oferece um recurso para descobrir apps rodando em segundo plano que podem drenar sua bateria ou enviar dados secretos sobre o seu uso cotidiano.

Continua após a publicidade

A área de transferência foi otimizada com a opção de excluir automaticamente arquivos e a possibilidade de editar textos antes de colá-lo. Há também mais opções para personalização da tela, com os widgets sobrepostos e mais recursos visuais para organizar tudo.

O ZenFone 9 é um dos melhores celulares já produzidos pela Asus, portanto era esperado ser o primeiro a receber a novidade. No Brasil, o aparelho se destaca por apresentar boa performance a um custo menor que a maioria dos concorrentes diretos.

Caso não tenha recebido a notificação, você pode checar manualmente se a atualização está disponível. Basta acessar as configurações do telefone, selecionar "Sistema" e tocar na opção "Atualização do sistema". Se mesmo assim não aparecer nada, o jeito é aguardar mais alguns dias, porque o lançamento é gradual e pode levar um tempinho para ser liberado a todos.