Xiaomi revela visual do sistema HyperOS e promete mais desempenho
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Xiaomi apresentou oficialmente o novo sistema operacional HyperOS no evento de lançamento da linha Xiaomi 14, na última quinta-feira (26). A plataforma, que havia sido confirmada há duas semanas por um executivo da companhia no Twitter, vai substituir a antiga MIUI e promete conectar todo o ecossistema de produtos da gigante chinesa.
- Xiaomi 14 estreia com preço agressivo e tela OLED mais brilhante do mundo
- Xiaomi deveria remover base Android do HyperOS, diz funcionário da Huawei
Em nota, a fabricante informa que o núcleo do sistema combina Linux e Vela, este desenvolvido pela própria Xiaomi — apesar de não mencionar o nome do Android, também deve incorporar recursos do Sistema do Robozinho e possivelmente suporte a aplicativos do rival. O firmware vai ocupar apenas 8,75 GB de espaço nos celulares, fator que a empresa considera uma vantagem sobre outros concorrentes.
Novidades do HyperOS
Confira algumas das novidades reveladas pela Xiaomi:
Interface remodelada
Mesmo sem trazer muitos detalhes, a Xiaomi já deu uma prévia sobre como deve ser a interface da nova HyperOS. Muitos elementos da MIUI ainda são preservados, enquanto o sistema se inspira cada vez mais no painel de controle e na central de notificações.
De acordo com o Xiaomiui, diversos apps nativos do sistema foram remodelados para a nova versão, mas ainda é necessário aguardar a liberação do Beta para conferir a diferença.
Reforço no desempenho
O novo sistema promete gerenciar o hardware para entregar a melhor performance possível sem comprometer a bateria dos celulares. Para isso, a empresa revela aprimoramentos em ajustes de prioridades e avaliação dinâmica dos ciclos de tarefas.
A Xiaomi revela que fez testes internos com jogos e garante que o HyperOS pode oferecer uma taxa de quadros mais estabilizada e menor consumo de energia em comparação ao Android. Com relação aos modelos mais leves, o SO também é capaz de gerenciar múltiplas tarefas enquanto aproveita o máximo do hardware disponível.
Conectividade entre dispositivos
O HyperOS tem o objetivo de reforçar a conexão entre os dispositivos do ecossistema da Xiaomi. O sistema é compatível com mais de 200 plataformas de processadores e 20 padrões de sistemas de arquivos, e pode ser instalado em aparelhos com memória RAM que varia entre 64 KB a até 24 GB.
Portanto, todas as novas linhas da Xiaomi já serão adaptadas ao novo sistema e a versão para celulares permite controlar tudo em um só lugar. A central de controle possui uma seção para controlar carros, tablets, fones e outros aparelhos de casa inteligente com a função HyperConnect.
De acordo com a fabricante, isso permite que as pessoas consigam trocar as câmeras durante uma chamada de vídeo, conectar um tablet à internet a partir do celular e abrir a câmera do smartphone a partir de outro aparelho, como um notebook.
Criptografia de ponta a ponta
O novo sistema operacional possui melhorias de segurança para proteger informações sensíveis durante a conectividade, como senhas e dados biométricas. Além disso, a desenvolvedora confirmou que vai usar criptografia de ponta a ponta para a transmissão de dados entre os aparelhos a partir dos módulos de TEE (Ambientes de Execução Confiável).
Quando o HyperOS será lançado?
O CEO da Xiaomi, Lei Jun, confirmou a chegada internacional do HyperOS a partir do primeiro trimestre de 2024. A princípio, o novo sistema será lançado com com a linha Xiaomi 14, o Xiaomi TV S Pro 85” e o recém-anunciado Watch S3.
Fonte: Xiaomiui