Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi deveria remover base Android do HyperOS, diz funcionário da Huawei

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Outubro de 2023 às 19h10

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

Um engenheiro e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Huawei comentou sobre o lançamento do sistema operacional HyperOS da Xiaomi e disse que a empresa deveria remover o Android do seu código-fonte.

De acordo com o funcionário da concorrente, o HyperOS é bastante técnico com 30% da camada de kernel do sistema baseada no Android/Linux, 10% com modificação pela Xiaomi e 60% com desenvolvimento próprio da fabricante — o que inclui o sistema de IoT Vela.

Sistemas operacionais proprietários

Continua após a publicidade

O comentário do funcionário da Huawei compara o lançamento do sistema operacional proprietário da Xiaomi com a trajetória do SO de sua empresa.

O HarmonyOS mantinha códigos do Android para dar suporte a aplicativos. Porém, o HarmonyOS Next — anunciado no começo de agosto — remove toda a base Android que restava na estrutura.

Essa mudança só foi possível porque a empresa chinesa aumentou o número de desenvolvedores no HarmonyOS com o objetivo de oferecer apenas apps nativos nesse sistema aos consumidores.

Continua após a publicidade

O engenheiro entende que a Xiaomi deve ter um desenvolvimento semelhante, com a retirada aos poucos da base Android do novo sistema operacional.

O HyperOS foi anunciado pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun, na semana passada, em antecipação ao lançamento da linha Xiaomi 14 — que vai estrear o sistema. Mais detalhes sobre o sistema operacional devem ser conhecidos no evento marcado para o próximo dia 26 de outubro.