Publicidade

Google libera primeiro Beta do Android 16; veja novidades

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Android 16 está disponível para testadores: o Google liberou o primeiro Beta da próxima geração do sistema operacional na última quinta-feira (23), disponível apenas para aparelhos da linha Pixel. A versão experimental foca em desenvolvedores, mas já é possível notar novos recursos do Robozinho.

Em teste feito pelo Canaltech, o Android 16 Beta 1 recebe o nome de “Baklava” (sobremesa turca com massa folhada) e ocupa 2,44 GB de espaço no Google Pixel 6 Pro. O pacote do instalador ainda conta com o patch de segurança do Android de janeiro de 2025.

A seguir, saiba mais sobre a nova versão:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Novos recursos do Android 16
  • Quais dispositivos são compatíveis com o Android 16 Beta?
  • Quando o Android 16 será lançado?
  • Como fica a distribuição do Android 15

Novos recursos do Android 16

Veja algumas novidades da versão Beta:

Apps adaptados a telas maiores

Pensando em tablets e dobráveis, os aplicativos do Android 16 são mais adaptáveis às telas maiores e podem ocupar todo o espaço da interface. Antes, era comum que um app ficasse centralizado no modo retrato e deixasse espaços vazios nas laterais, mas uma nova API nativa permite ajustar para ocupar a maior parte do espaço.

Atualizações ao vivo

Assim como no iOS, o Android agora conta com um sistema nativo de notificações de atividades em andamento. O Google não chegou a compartilhar capturas de tela do aviso em ação, mas explica que o novo módulo vai apresentar a barra para mostrar o progresso de uma entrega, do tempo de espera de um motorista, entre outros casos.

Continua após a publicidade

Extensões para o Gemini

As extensões do Gemini vão marcar presença no Android 16 para tornar o sistema ainda mais integrado com a IA do Google. No comunicado, a empresa chega a mencionar a presença do recurso no Galaxy S25, que foi lançado nesta quarta-feira (22).

Filmagem de alta qualidade

O Android 16 vem com suporte ao codec Advanced Professional Video (APV), que é usado para filmagens em alta qualidade. O recurso é voltado para profissionais que utilizam o celular para gravar vídeos.

Continua após a publicidade

Quais dispositivos são compatíveis com o Android 16 Beta?

O Beta está disponível para os seguintes aparelhos da linha Google Pixel:

Quando o Android 16 será lançado?

Continua após a publicidade

O Google não publica uma data de lançamento oficial, mas o cronograma dos desenvolvedores prevê que o Android 16 será liberado ao público a partir de maio de 2025. As versões Beta serão lançadas entre janeiro e março deste ano, enquanto os meses de março e abril são dedicados à estabilização da plataforma. 

Um rumor não confirmado pelo Google indica o lançamento da versão estável em 3 de junho. Vale destacar que a empresa realiza a conferência anual Google I/O no mês de maio, então é provável que novidades do Android apareçam por lá.

Normalmente, o Android 16 é liberado para os aparelhos da linha Pixel e o Google disponibiliza o Android Open Source Project (AOSP) na mesma época para que as fabricantes adaptem suas respectivas interfaces ao sistema, como é o caso da One UI, da Samsung.

E o Android 15?

Continua após a publicidade

O novo Beta foi liberado, mas muita gente segue sem ter acesso ao Android 15, versão mais atual do sistema. O update saiu em outubro de 2024 na linha Pixel e ainda tem uma distribuição limitada pelas fabricantes.

A Samsung deu o pontapé inicial com o Android 15 nesta semana, ao anunciar a One UI 7 para a nova linha Galaxy S25, mas a atualização deve chegar a mais aparelhos nos próximos meses. A Motorola, por sua vez, foi uma das primeiras a adotar o novo Android e liberou a versão para alguns modelos em dezembro do ano passado.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Galaxy S25 Ultra, tudo que rolou no UNPACKED e qual preço oficial no Brasil