Publicidade

Como atualizar um celular Android antigo | Guia prático

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Unsplash/Ali
Unsplash/Ali

Afinal, tem como atualizar um celular Android antigo? Em primeira instância, a resposta é sim. Isso porque existem diferentes tipos de atualização. No entanto, quando o assunto é atualizar o celular, a principal dúvida das pessoas está relacionada as atualizações de versão do sistema operacional, tal qual o Android 13, ou iOS 16. Nesse caso, a resposta também é sim, mas existem algumas limitações.

Diferentes fabricantes de celular, costumam oferecer entre um a cinco anos de suporte a atualizações de versão. No caso dos smartphones Android, existem algumas limitações físicas do próprio hardware desses aparelhos. Isso significa que, ainda que seu celular seja novo, ele precisa ser compatível com alguns requisitos mínimos para rodar uma versão mais recente do sistema.

Pensando nisso, existem algumas alternativas para atualizar um celular Android mais antigo, por exemplo, você pode instalar distribuições desenvolvidas especificamente para smartphones mais antigos como o LineageOS. Inclusive, muitas vezes o próprio site da fabricante mostra quais smartphones ainda vão receber novas versões do Android. Saiba mais!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como verificar se existem atualizações no Android

O caminho para verificar se existem novas atualizações em seu dispositivo Android pode variar um pouco de acordo com sua fabricante (Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outros). No entanto, mesmo em diferentes versões essa opção está disponível em "Configurações" através da aba "Sistema", "Sobre o telefone", ou "Atualização de Software". Confira:

  1. Acesse "Configurações";
  2. Toque em "Sobre o telefone";
  3. Em seguida, toque em "Versão do MIUI";
  4. Feito isso, é só tocar em "Procurar atualizações".

Quando disponíveis, novas atualizações serão baixadas automaticamente através desta aba. Caso você tenha identificado que não existem novas atualizações disponíveis, vale a pena consultar se seu dispositivo está na lista dos que vão receber novas versões do Android.

Considere outras distribuições do Android

Outra alternativa, mais recomendada para usuários avançados do Android, é optar por instalar uma distribuição (ROM) gratuita do Android. O LineageOS (Web) é uma distribuição customizada, altamente compatível com smartphones antigos.

Quando comparado a outras distribuições, o LineageOS se destaca pela sua estabilidade e fluidez, oferecendo uma experiência em desempenho similar ao Android 11. Além disso, ele é compatível com smartphones como Moto G3 (2015), Xperia Z3 (2014) e Galaxy S4 (2013). Confira a lista completa de dispositivos compatíveis!

Outro diferencial, está no baixo consumo de memória RAM realizado pelo LineageOS. Isso significa que ele acaba exigindo bem menos do seu smartphone. Inclusive, ela é compatível com o Google Play Store permitindo que você aproveite vários aplicativos recentes.

Continua após a publicidade

Antes de instalar uma ROM, é essencial realizar um backup dos seus dados e arquivos pessoais. Isso porque esse processo pode formatar seu smartphone. Então, vale a pena armazenar seus dados em nuvem ou diretamente no computador.

O que é necessário para instalar o LineageOS?

Para instalar o LineageOS, é necessário conectar seu celular Android com um computador e transferir a ROM personalizada daquele modelo. Para isso, você precisa instalar em seu computador o aplicativo de desenvolvedores Android Debug Bridge (Web) e também ativar a depuração USB em seu smartphone.

Continua após a publicidade

Feito isso, você poderá transferir a ROM e instalar uma nova versão do Android em seu celular antigo. Mas, vale lembrar que esse procedimento é recomendado apenas para usuários avançados com certa experiência no assunto.

Isso porque instalar um novo sistema em um aparelho demanda tempo, conhecimento e bastante atenção. Sendo assim, considere essa opção se você já tiver certa experiência técnica e o aparelho em questão não for seu único celular.

Inclusive, o próprio site do LineageOS oferece instruções detalhadas sobre a instalação para quem deseja experimentar o sistema. Vale a pena conferir! Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos!