Publicidade

Google anuncia 9 grandes novidades para Android e Wear OS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Fevereiro de 2023 às 11h01

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou o lançamento de nove recursos para Android e Wear OS durante o Mobile World Congress (MWC), que acontece entre 27 de fevereiro e 2 de março em Barcelona, na Espanha. A parte boa é que todas as novidades devem chegar onde o Android é suportado, inclusive em versões antigas, e em todos os idiomas disponíveis.

O Canaltech listou cada uma delas, então, confira a seguir e saiba o que esperar do seu celular Android e do seu relógio com Wear OS 3 nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que essas novidades devem chegar para o Android em geral, sem relação com a nova versão do SO em fase de testes. Se o seu aparelho já migrou para o software mais atual ou está na lista prevista para os próximos meses, então deve ser contemplado com todas. Para quem ficou estacionado, alguns recursos podem não ser compatíveis.

9. Noise cancellation no Meet

A primeira novidade é o cancelamento de ruído nas chamadas de vídeo do Google Meet para Android. Este é um recurso que já tinha sido antecipado pela companhia, mas ainda não havia sido oficialmente lançado para celular.

A ideia é permitir maior qualidade na voz do locutor, graças a uma IA capaz de desprezar o chiado do microfone e as capturas de fundo. A ferramenta é fundamental para quem trabalha em locais movimentados ou de casa com crianças.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

8. Mais opções do Emoji Kitchen

O teclado Gboard também ganhou novas combinações do Emoji Kitchen. Caso não esteja familiarizado, este é uma ferramenta que permite juntar dois ou mais emojis para criar imagens únicas, exclusivas para usar em programas de bate-papo ou em apps compatíveis.

Não foram detalhadas quantas combinações passam a ser disponibilizadas a partir de agora. A última mudança havia ocorrido em novembro, então é bom saber que o Google ainda aposta no seu teclado virtual.

Continua após a publicidade

7. Ajustes nas notas do Keep

Está previsto chegar um widget de nota única para o Google Keep. Será possível fixar uma nota específica na tela inicial, como uma lista de compras ou dos compromissos diários, inclusive aquelas com imagens e cores de fundo.

Você poderá gerenciá-la por ali mesmo, sem precisar abrir o app ou executar outras ações. Antes, o aplicativo oferecia apenas um atalho para diversas listagens separadas, o que era pouco útil para quem precisa lidar com um item único.

Continua após a publicidade

6. Keep otimizado em relógios

O Google Keep terá seu uso sincronizado do celular com o relógio rodando Wear OS e vice-versa, o que deve oferecer mais uma maneira de exibir sua nota. Smartwatches também devem contar com dois atalhos para ajudar na criação de listas de tarefas ou de lembretes.

A vantagem é que tudo poderá ser feito pelo relógio inteligente, sem depender tanto do celular como ocorria antes. Você poderá usar até a voz para criar suas listas e assim não depender da limitada digitação nos aparelhos de pulso.

Continua após a publicidade

5. Escrita à mão livre no Google Drive

Um recurso de anotação com escrita à mão livre foi liberado para o Google Drive, disponível em celulares e tablets Android. Em vez de digitar algo no teclado virtual, você poderá escrever com a caneta ou com o próprio dedo na tela.

Este recurso será útil para quem gosta de fazer anotações em PDFs. Você poderá pegar um arquivo hospedado no seu Drive para marcar, complementar ou desenhar alguma coisa, sem precisar modificá-lo.

4. Zoom no Chrome

Continua após a publicidade

Por fim, uma das novidades é um utilitário de zoom de sites no Chrome para Android. As pessoas podem dar zoom no navegador há mais de uma década, mas só era possível fazê-lo em um ponto específico da tela.

Agora, ao dar zoom a fonte, as imagens e outros elementos poderão ser reajustados ao tamanho desejado, como ocorre no desktop. A medida deve ajudar quem possui dificuldade de leitura ou deseja enxergar algo com mais facilidade, sem precisar aproximar e afastar o tempo inteiro.

3. Novas animações de pagamento

Continua após a publicidade

Usuários de relógios com Wear OS e de celulares Android poderão desfrutar de animações ao efetuar o pagamento na tela. A Carteira do Google apresentará imagens divertidas para confirmar suas compras na loja.

Além do tick azul de confirmação, também deve saltar uma foca e um pinguim na tela. Ainda não está claro se outras animações serão implementadas nem se será possível alterar para outros bichos ou objetos.

2. Pareamento rápido no Chromebook

Continua após a publicidade

A Gigante das Buscas também adicionará o recurso Fast Pair aos Chromebooks. O recurso já permite fazer a conexão instantânea de fones de ouvido Bluetooth nos celulares, mas agora permitiria também fazê-lo nos notebooks do Google.

1. Opções de acessibilidade no WearOS

O Wear OS 3+ apresentará dois novos modos de som e exibição para melhorar a acessibilidade do relógio. O áudio mono ajuda a reduzir qualquer desorientação causada pelo áudio dividido, enquanto os modos de correção de cores e escala de cinza fornecem mais opções para a exibição do seu relógio.

Continua após a publicidade

Embora tudo tenha sido anunciado de uma voz, o Google planeja fazer o lançamento gradual das novidades. Quatro dos anúncios — zoom no Chrome, combinações do Emoji Kitchen, widget do Keep e cancelamento de ruído no Meet — já estão disponíveis para os interessados desde o final de semana. Os demais devem chegar "em breve", ainda sem uma data oficial de lançamento.