Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança a 1ª prévia do Android 14

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2023 às 16h09

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google acaba de lançar a primeira prévia para desenvolvedores do Android 14. O sistema é recheado de mudanças pequenas, mas mostra que a Gigante das Pesquisas quer continuar o aperfeiçoando para telas dobráveis e introduzir opções de segurança e privacidade ainda mais robustas.

A Developer Preview 1 (ou “DP1”) é a primeira versão pública do Android 14. Trata-se de uma compilação destinada exclusivamente para desenvolvedores interessados em conhecer os planos do Google para o sistema operacional. O início dos testes com o SO foi previsto em agosto do ano passado com base no fim do período experimental do Android 13.

Continua após a publicidade

Novidades do Android 14

Por se tratar da primeira versão preliminar do sistema operacional, pouca novidade é “palpável” pelo usuário final. A maioria das mudanças é discreta, ou está oculta na estrutura do software.

Foco em telas maiores

Dentre as novidades mais interessantes estão as melhorias em escalabilidade do Android 14. O Google quer tornar o sistema operacional ainda melhor no suporte para telas maiores (tablets e dobráveis), aprimorando o trabalho já feito no Android 12L e 13.

Continua após a publicidade

O foco da vez será proporcionar maior facilidade para otimizar aplicativos para diferentes tipos de tela. A ideia é que desenvolvedores não tenham que gastar tanto tempo para adaptar programas para os diferentes formatos atendidos pelo Android.

Em personalização, o Google também parece focar na adaptabilidade do Android 14. O sistema permitirá aumentar fontes em até 200% do tamanho original, bem mais do que os 130% suportados atualmente.

"Para atenuar os problemas em que o texto fica muito grande, a partir do Android 14, uma curva de dimensionamento de fonte não linear é aplicada automaticamente. Isso garante que o texto que já é grande o suficiente não aumente na mesma proporção que o texto menor", explicou o Google.

API para gêneros gramaticais

Continua após a publicidade

Foi adicionada uma API para facilitar a adaptação de aplicativos para idiomas que contenham gêneros gramaticais, como o português.

Segurança e privacidade

Outra mudança na estrutura do sistema operacional é a prevenção de instalação de aplicativos com a targetSdkVersion menor que 23 (referente ao Android 6.0, lançado em 2015). A mudança é discreta e não deve impactar de forma significativa a rotina do usuário comum, mas é importante para a manutenção de aplicativos.

Otimizações discretas

Continua após a publicidade

A prévia para desenvolvedores do Android 14 é recheada de pequenas otimizações estruturais para proporcionar melhor autonomia de bateria e tornar a experiência mais fluida. Várias dessas mudanças são nativas, mas algumas são condições para que desenvolvedores implementem em aplicativos para tornar a experiência melhor.

Suporte para prévia de desenvolvedores do Android 14

A prévia de desenvolvedores do Google tem lista de compatibilidade extremamente limitada, mas está amplamente disponível para testadores. A partir do Pixel 4a (5G), qualquer aparelho da linha Pixel é compatível com a versão experimental do sistema operacional.

Cronograma de lançamentos

Continua após a publicidade

Junto com a inauguração da primeira prévia do Android 14, o Google apresentou o fluxo de atualizações do sistema operacional. Obviamente, o cronograma começa em fevereiro com a prévia para desenvolvedores que se prolonga até março deste ano e, entre abril e julho, o sistema entrará em fase Beta.

Não se sabe quando a versão final do Android 14 será lançada, mas se o Google seguir a tradição, ele deve dar as caras em setembro ou outubro deste ano.