Publicidade

Como aumentar a velocidade de um celular Android

Por| Editado por Bruno Salutes | 08 de Fevereiro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Unsplash/Ali
Unsplash/Ali

Seu celular está lento? Vale a pena conferir como aumentar a velocidade de um celular Android. Mesmo em aparelhos mais antigos, é possível fazer mudanças nas configurações e melhorar o desempenho.

Se você sofre com travamentos no seu celular, o Canaltech separou algumas dicas que podem melhorar o desempenho da sua memória RAM e do processador. São truques realizados com funções nativas do seu aparelho, evitando o download de aplicativos externos ou uso do modo desenvolvedor. Saiba como aumentar a velocidade de um celular Android!

1. Libere espaço de armazenamento

Continua após a publicidade

Um dos fatores que contribuem para seu celular travar é a falta de espaço de armazenamento. Fotos, vídeos, aplicativos e outros arquivos podem ocupar muito espaço na memória do aparelho, causando lentidão, aquecimento, dificuldade para instalar apps e outros problemas.

Nesse caso, uma boa limpeza na memória do celular pode ajudar. É possível encontrar arquivos grandes a partir da tela “Armazenamento”, nas configurações. Além disso, interfaces como a MIUI, de celulares Xiaomi, e a One UI, de celulares da Samsung, incluem recursos que localizam e sugerem arquivos que podem ser removidos.

2. Remova aplicativos pouco utilizados

Continua após a publicidade

Se o seu celular está muito lento, deletar aplicativos pode ajudar a otimizar a memória RAM para travar menos. Muitos apps “esquecidos” no seu aparelho podem funcionar em segundo plano e consumir recursos de rede ou processamento, caso o software tenha acesso à localização, por exemplo.

Algumas interfaces do Android possuem recursos nativos que identificam e interrompem a execução em segundo plano de apps pouco usados. Também é possível abrir a lista de aplicativos pela tela configurações e ordenar pela categoria “Último uso”. Dessa forma, você poderá acessar e deletar rapidamente as ferramentas que não são abertas há muito tempo no seu Android.

3. Limpe o cache e os dados de aplicativos

Continua após a publicidade

Limpar o cache ajuda a corrigir bugs e erros de aplicativos. É uma opção para seu celular travar menos e, consequentemente, funcionar rapidamente. Uma limpeza de cache remove apenas dados temporários, enquanto a limpeza de dados restaura o app para as configurações padrão e deleta arquivos de mídia.

Para isso, vá à tela “Aplicativos”, nas configurações do aparelho. Em seguida, abra o app que apresenta problemas, selecione “Armazenamento” e escolha pela limpeza de cache ou de dados.

4. Procure por atualizações de apps e do sistema

Continua após a publicidade

Outra alternativa para aumentar a velocidade do celular é procurar por atualizações. Aplicativos desatualizados podem causar erros constantemente e não incluem correções de segurança ou novas funções. Para procurar por versões mais recentes, visite a Google Play Store e pesquise pelo nome do app.

Além disso, existem as atualizações de sistema, que incluem patches de segurança, correção de bugs e a inclusão de novos recursos no seu Android. Para manter seu celular atualizado, abra as configurações, selecione “Sistema” e verifique se existe alguma atualização pendente.

Continua após a publicidade

5. Use o assistente do aparelho

Celulares de diferentes marcas incluem ferramentas nativas que ajudam a otimizar o aparelho. No caso da Xiaomi, por exemplo, o aplicativo Segurança conta com diferentes recursos para limpar o espaço de armazenamento, prolongar o uso da bateria, aumentar a velocidade e desinstalar apps.

No caso de celulares da linha Galaxy, da Samsung, é possível acessar um assistente do aparelho na tela de configurações. Essa função inclui ferramentas que ajudam a melhorar níveis de bateria, armazenamento e uso da memória RAM.

Continua após a publicidade

6. Restaure para as configurações de fábrica

A velocidade do celular ainda não agrada? Nesse cenário, há um último recurso: retornar o aparelho para as configurações de fábrica. Essa decisão apaga todos os dados salvos e todo o processo de configuração inicial precisa ser realizado novamente.

Antes de restaurar, é muito importante realizar um backup na sua conta do Google para salvar fotos, dados de login, contatos e outras opções. Para realizar essa ação, abra as configurações gerais, toque em “Restaurar” e selecione “Restaurar padrão de fábrica”.

Continua após a publicidade

Canaltech no YouTube

Problemas de armazenamento e de atualização, além de muitos aplicativos funcionando em segundo plano, fazem o smartphone ficar lento ou travar. Saiba como deixar o seu aparelho mais rápido. Assista ao vídeo POR QUE O CELULAR TRAVA? COMO AUMENTAR A VELOCIDADE DE UM CELULAR ANDROID? e se inscreva no Canaltech no YouTube.  

Fonte: Ajuda do Android