Publicidade

Celular esquentando muito? Saiba o que fazer para esfriar

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Dezembro de 2023 às 17h00

Link copiado!

Tirachard
Tirachard

É normal que celulares esquentem em determinadas situações, como durante o carregamento ou enquanto um aplicativo pesado está rodando. Porém, o aquecimento excessivo pode ser considerado anormal se causar incômodo ao uso, ou mesmo se o aparelho permanecer quente o tempo todo. 

Nas situações mais extremas, continuar usando o celular pode ser perigoso. Por isso, é possível tomar alguns cuidados que evitarão o superaquecimento com algumas medidas simples e rápidas. 

Evite deixar muitas funções ativas

Continua após a publicidade

Mesmo que muitas vezes não se perceba, o celular realiza muitas funções ao mesmo tempo, em segundo plano. Ações como a troca de dados por internet podem fazer com que o aparelho fique em constante funcionamento, com atualizações e otimizações de aplicativos, por exemplo. 

Por isso, uma alternativa é desligar recursos como o Wi-Fi, redes móveis, Bluetooth ou outros aspectos que são normalmente encontrados na central de controle do celular. De forma geral, este menu pode ser acessado ao deslizar os dedos a partir da parte superior do dispositivo. 

Deixe poucos aplicativos em segundo plano

Continua após a publicidade

É bastante comum que as pessoas esqueçam os aplicativos abertos em segundo plano, já que geralmente eles são jogados para o fundo, em vez de serem realmente fechados após o uso. Em conjunto, estes apps podem consumir muitos recursos do celular, como a sua memória RAM. 

Este trabalho constante também costuma causar o aquecimento do dispositivo, muitas vezes de forma desnecessária. Outro efeito negativo é a perda de performance do smartphone que está com muitos aplicativos abertos em segundo plano, especialmente nos modelos com especificações mais simples. 

O processo para fechar aplicativos em segundo plano é diferente dependendo do modelo e sistema operacional usado, mas, em geral, é preciso acessar a bandeja de apps abertos. Isso pode ser feito ao arrastar o dedo pela seção inferior da tela, ou mesmo selecionando um comando específico para isso na parte de baixo do display. 

Continua após a publicidade

Na sequência, basta selecionar a opção “Fechar tudo”, ou semelhante. Caso esse seja o problema do aparelho, o superaquecimento deve ser resolvido em alguns instantes. 

Evite usar apps pesados por muito tempo

Jogos mobile estão entre os aplicativos que mais consomem recursos do celular, e por isso eles costumam causar o aquecimento do dispositivo caso o usuário passe horas jogando. Além disso, é comum que ele tenha uma duração de bateria mais baixa nestas condições, o que também afeta a vida útil do componente. 

Continua após a publicidade

Portanto, vale a pena dar um tempo na jogatina caso ela esteja fazendo com que o aparelho esquente demais. Outros aplicativos pesados podem causar efeitos parecidos de aquecimento, além de deixarem o desempenho mais lento.  

Diminua o brilho da tela

Outra situação parecida ocorre caso o celular seja usado constantemente com o seu brilho de tela no máximo, já que o display costuma estar entre os componentes que mais gastam energia do dispositivo. Muitas vezes, uma possível solução é diminuir o brilho, especialmente em ambientes internos. 

Continua após a publicidade

Uma função comumente esquecida dos celulares é o brilho automático, que usa sensores para detectar o nível de claridade dos ambientes, e assim determina a claridade certa para cada situação. Esse modo costuma ajudar na economia de energia e também para evitar o superaquecimento, e seu acionamento também costuma acontecer por meio da central de controle do sistema operacional. 

Não use o celular enquanto está carregando

Muitas vezes, a necessidade de usar o celular faz com que o dispositivo seja manuseado enquanto está sendo carregado na tomada. A própria recarga é um processo que causa o aquecimento naturalmente, e exigir mais poder de processamento do dispositivo agrava o aumento de temperatura do smartphone. 

Continua após a publicidade

Além disso, o uso de carregadores e cabos que não sejam originais também pode causar o aquecimento do dispositivo além do normal. Usar o aparelho enquanto ele está na tomada ainda pode trazer consequências bastante graves, especialmente se isso for feito em banheiros ou outros ambientes úmidos, e durante tempestades com descargas elétricas. 

Tire a capinha do celular

A capinha de celular não atua diretamente no processamento do dispositivo, mas em alguns casos ela agrava o aquecimento. Nesses casos, é comum que ela sirva como uma espécie de “cobertor” para o smartphone, e podem até estar na frente de aberturas importantes para o dispositivo. 

Continua após a publicidade

Por isso, tirar a capa do dispositivo pode ajudar a mantê-lo em temperaturas mais controladas. Além disso, a compra de acessórios de baixa qualidade pode agravar o problema, e por isso é sempre bom investir em capinhas que sejam feitas com bons materiais. 

Como saber se o celular está muito quente?

Algumas possíveis causas para o aquecimento do celular são normais, já que o dispositivo tem uma série de componentes internos que esquentam durante seu uso. Isso ocorre especialmente com o processador e a bateria, com um aumento de temperatura que costuma ser perceptível na parte traseira do aparelho.

Contudo, não é comum que o dispositivo fique quente o tempo todo, ou mesmo que o calor seja desagradável ao toque. Isso pode indicar problemas na bateria ou na entrada do cabo, e o ideal é fazer uma visita à assistência técnica de forma imediata.