Publicidade

Android 12 tem duas grandes novidades liberadas na sua última beta; confira

Por| Editado por Renato Santino | 08 de Setembro de 2021 às 18h31

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Falta pouco para o Android 12 sair, mas novidades ainda aparecem no sistema do Google. Na mais recente atualização de testes, a Beta 5, os widgets de relógio baseados na Material You finalmente estrearam e a seção de controle rápido de dispositivos inteligentes recebeu uma área dedicada na tela de bloqueio.

A primeira das novidades, os novos widgets baseados na Material You, era uma das adições mais aguardadas desde a apresentação do Android 12. O conjunto vem direto da atualização mais recente (7.0) do aplicativo Relógio, do Google, e recheia a tela principal com cantos arredondados, nova fonte e cores dinâmicas que seguem o estilo da nova linguagem de design.

Continua após a publicidade

Diferente do restante do sistema, os widgets de relógio do Android 12 não são coloridos conforme a cor predominante do papel de parede, mas somente a da área que estão inseridos. Atualmente, são quatro modelos de relógios disponíveis: analógico, digital, “pilha” e “mundo” — este último com dois espaços para inserir até dois fusos horários diferentes.

Controles de fácil acesso

O Android 11 já facilita o controle de dispositivos inteligentes da casa com um painel inteiramente dedicado para ele; no Android 12, o Google dá mais um passo em direção à praticidade: a seção que permite fazer ajustes rápidos aos aparelhos conectados está acessível direto da tela de bloqueio.

Ao fazer isso, a companhia respondeu a uma das principais críticas dos testadores do Android 12, que já haviam se acostumado com os controles de casa conectada acessível pelo botão de energia no Android 11. Uma reclamação recorrente era que o novo modelo criava mais atrito no uso do recurso, mas a inclusão do atalho na tela de bloqueia simplifica a situação.

Continua após a publicidade

O painel de controle foi adicionado como um botão no canto inferior esquerdo da tela e, basicamente, dá acesso a todos os aparelhos conectados da casa — caixas de som, lâmpadas, ar condicionados, cafeteiras e tomadas, por exemplo — para ajustes rápidos, como ligar e desligar.

Qualquer alteração feita ali, porém, requer que o aparelho seja desbloqueado na hora, o que torna o processo um tanto menos prático do que ligar a tela do celular, dar dois toques e cumprir o objetivo. Ainda assim, é bem mais prático do que acender o display, desbloquear, puxar a bandeja de notificações, entrar na seção de controle rápido e só então ter acesso aos dispositivos inteligentes — na prática, era mais rápido colocar um atalho para o Google Home na tela inicial.

Até agora, o Android 12 não tem data certa para ser lançado, mas não deve demorar muito. A versão Beta 5 também é conhecida como Release Candidate (RC), ou seja, se tudo der certo, será a mesma que estreará como versão estável em breve. Agora, desenvolvedores devem finalizar seus trabalhos na adaptação de aplicativos, já que nada de substancial deve mudar no sistema operacional.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google (1, 2)