Abrir apps em tela divida vai ficar mais fácil no Android 14
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Android 14 pode liberar o salvamento de dois aplicativos lado a lado na mesma tela dividida. Trata-se de um recurso de produtividade para ajudar quem precisa lidar com múltiplas soluções, sem a necessidade de ficar alternando entre apps.
- Android 14 | 4 grandes novidades anunciadas no Google I/O 2023
- 9 celulares recebem suporte ao Android 14 Beta; saiba quais
O Beta 2 do sistema operacional contém um sinalizador que exibe um novo item no menu de contexto quando ativado. A opção “Save App Pair” (Salvar par de aplicativos, em tradução livre) permite definir uma dupla de soluções para serem exibidas lado a lado na interface.
Por enquanto, a opção de salvar a dupla ainda não funciona, mas esse indício encontrado pode significar uma implementação futura. Segundo o especialista Mishaal Rahman, responsável por descobrir o recurso escondido, a opção poderia adicionar um atalho na tela inicial para agilizar a abertura dos dois aplicativos em tela dividida.
Vale lembrar que a Samsung já tem essa opção desbloqueada para os tablets e celulares de tela grande na One UI 5.1. Porém, os dispositivos com Android puro ainda estavam carentes de algo semelhante.
Melhoria é para dispositivos de tela grande
A introdução provavelmente é uma demanda dos clientes dos Pixel Tablet e Fold, aparelhos de tela ampla anunciados pela Gigante de Mountain View no Google I/O 2023. Trabalhar com o display repartido pode incentivar o uso no ambiente corporativo, pois garante a execução multitarefa de maneira facilitada.
O Google começou a trabalhar com telas divididas no Android 12L, uma versão exclusiva para telas grandes, com opções inéditas de interface e suporte a aplicativos lado a lado. Desde então, a empresa decidiu tornar os softwares uma coisa só no Android 13 — que tem até um gesto próprio para executar apps nesse modelo — e na futura versão 14, ainda em fase Beta.
Com a opção de salvar pares de aplicativos, a companhia pode poupar muito tempo de quem precisa usar combinações todos os dias. Todas as fabricantes que usarem o Android 14, puro ou modificado, poderão tirar proveito da melhoria caso ela seja efetivamente implementada.