Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 terá novo gesto para abrir apps em tela dividida

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Abril de 2022 às 18h00

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

No Android 13, usuários poderão abrir aplicativos em tela dividida só num gesto “arrasta e solta” em cima de uma notificação. Divulgado pelo jornalista Mishaal Rahman, o recurso proporciona ainda mais praticidade para continuar conversas em mensageiros e aproveitar o potencial de displays maiores.

A experiência geral com o recurso ainda é um tanto instável, relata o repórter. Durante a demonstração, Rahman mostra uma notificação vinda de uma conversa no Telegram na qual ele basicamente toca sobre o balão que aparece no topo da tela e o arrasta para a parte inferior, abrindo o app em tela dividida com o Chrome.

Continua após a publicidade

Segundo ele, essa ferramenta não é uma novidade no Android do Google: ela foi encontrada no Android 12L escondida como um recurso experimental. Além disso, distribuições personalizadas como a MIUI (Xiaomi) e a One UI (Samsung) oferecem ferramentas parecidas que, em vez de colocar o app em tela dividida, o abre em uma janela flutuante.

No estado atual, o novo gesto para tela dividida no Android 13 ainda está inconsistente e apresenta alguns bugs. Por se tratar de uma versão preliminar do sistema — uma prévia para desenvolvedores (DP2) para ser mais exato —, é normal que falhas sejam encontradas com mais frequência.

Quando lança o Android 13?

Por enquanto, não foram divulgadas datas exatas para o lançamento do Android 13 — ele sequer foi anunciado formalmente pelo Google. A apresentação do SO para o público deve acontecer no próximo Google I/O, evento anual da empresa, marcado para 11 e 12 de maio.

Continua após a publicidade

Fonte: Mishaal Rahman