S4 com cara de Nexus e foco em educação chamaram a atenção na Google I/O

Por Redação | 15 de Maio de 2013 às 18h00
photo_camera CNET/Mashable

Durante o primeiro dia da conferência Google I/O, um turbilhão de novidades foi apresentado. Mas parece que isso é só o começo. A gigante da web destacou alguns números interessantes durante o evento, que nos faz refletir sobre o poder de sua plataforma.

Com mais de 900 milhões de dispositivos Android ativos em todo o mundo e cerca de 48 bilhões de aplicativos baixados na Google Play — sendo 2,5 bilhões apenas no mês passado —, o sistema operacional do gigante da web ganha cada vez mais força.

A Google I/O foi bem mais voltada para desenvolvedores, mas os usuários também ganharam alguns "presentes" durante as apresentações. Dentre as novidades para os usuários finais, podemos destacar a possibilidade de desafiar amigos no Google+ para competições multiplayer em diversos jogos, como World of Goo, Super Stickman Golf 2, Beach Buggy Blitz, Eternity Warriors 2 e Osmos.

Google Play e seu foco em Educação

A empresa também mostrou que está empenhada em fazer algo para melhorar a educação no mundo todo com seus aplicativos. Para isso, o Google convidou seus desenvolvedores para criar apps educacionais inovadores não só para as escolas norte-americanas, mas para todas as escolas e universidades do mundo.

A ideia é facilitar a vida de professores e alunos por meio da tecnologia, pois as escolas poderão comprar e distribuir os aplicativos e conteúdos em massa para seus alunos. Escolas interessadas já podem fazer o cadastro no site, assim serão avisadas com a novidade for lançada.

Um grande exemplo citado na Google I/O foi uma escola da Malásia, onde crianças e professores já utilizam os apps da Google Play como parte de sua rotina de ensino. O resultado é de grande sucesso, e cada aluno tem acesso a um Chromebook ou tablet para aprender da maneira mais interativa e divertida possível.

Samsung Galaxy S4 com cara de Nexus

O executivo brasileiro responsável pela divisão Android no Google, Hugo Barra, também demostrou uma versão pura do Android rodando no Samsung Galaxy S4. Essa versão difere dos modelos comuns, pois não traz as alterações e adaptações feitas pela Samsung no sistema operacional.

O resultado é um S4 com uma interface semelhante à do Nexus, smartphone do próprio Google. Essa versão do aparelho chega às lojas norte-americanas no dia 26 de junho por US$ 649 (cerca de R$ 1.300).

Saiba mais:

All Access: Google apresenta serviço de streaming de músicas

Google Play game services: gigante apresenta novidade no mundo dos games

Google I/O: conheça as maiores novidades do Google Maps

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.