Google Play game services: gigante apresenta novidade no mundo dos games

Por Redação | 15 de Maio de 2013 às 14h18

O Google anunciou nesta quarta-feira (15), durante a abertura do seu evento para desenvolvedores, a Google I/O, sua nova plataforma para games dentro da loja de aplicativos Play Store. Chamada de Google Play game services, a plataforma permitirá que desenvolvedores adicionem "achievements", rankings sociais e públicos de jogadores, memória para salvar jogos na nuvem e multiplayer em tempo real.

Com exceção da última, todas as funções serão multiplataforma, ou seja, desenvolvedores poderão implementar recursos não apenas no Android, mas também para iOS e web.

Google Play Games

Plataforma Google Play game services é apresentada durante a Google I/O (fonte: The Verge)

O Google Play Games já está disponível a partir de hoje e funciona em qualquer aparelho Android, iOS e outros "dispositivos conectados". Para utilizar o serviço, o Google Play Game se conecta à sua conta da rede social Google +. O serviço, em seguida, identifica, atualiza e sincroniza seu progresso de jogo, achievements e saves em todos seus dispositivos e jogos. Isso significa que um jogador pode jogar pelo smartphone a primeira fase de um jogo e continuar a segunda no tablet, por exemplo.

A principal diferença entre o serviço lançado pelo Google e o oferecido pela rival Apple, o Game Center, é o suporte ao desenvolvedor, que terá um kit de ferramentas de desenvolvimento à disposição para a criação de aplicações. "Criamos serviços fantásticos que permitem aos desenvolvedores criar grandes experiências de jogo e ajudam a promover suas descobertas e a manter os usuários engajados", afirmou Greg Hartrell, gerente de produtos do Google.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.